PUBLICIDADE

Empregabilidade na bipolaridade e crises emocionais de fim de ano são temas de encontro, de graça, em Campo Grande - MS


PUBLICIDADE

10/12/2025 12h37

Empregabilidade na bipolaridade e crises emocionais de fim de ano são temas de encontro, de graça, em Campo Grande - MS

Laureane Schimidt - assessoria de imprensa e comunicação


Evento reúne especialistas em direito previdenciário e saúde mental para orientar familiares e pacientes sobre desafios profissionais, emocionais e caminhos de inclusão


Nesta quinta-feira, dia 11 de dezembro, o Grupo de Apoio Vozes que Acolhem realiza a 12ª edição com duas conversas especiais que unem informação, acolhimento e orientação prática: a empregabilidade para pessoas com transtorno bipolar e as crises emocionais provocadas pelas situações de fim de ano. O encontro com tema em dose dupla é em comemoração a um ano de atividades.

A partir das 18 horas, a advogada Yara Cabral conduz o bate-papo “Potencial Bipolar: Alcançando seus Objetivos Profissionais”. Especialista em Direito Previdenciário com mais de dez anos de atuação, ela abordará um tema fundamental: a relação entre bipolaridade e empregabilidade.  Yara explicará como algumas interpretações legais podem permitir que pessoas com bipolaridade sejam enquadradas como Pessoas com deficiência, possibilitando acesso a vagas específicas para concursos ou no setor privado. Ainda que a legislação não detalhe o tema de forma direta — o que exige análise caso a caso — a atuação técnica é capaz de ampliar caminhos e garantir direitos.

“Trabalhar a inclusão profissional sem reforçar estigmas é essencial, porque pessoas bipolares representam uma parcela significativa da população e, como qualquer cidadão, precisam de oportunidades, ocupação e realização para fortalecer sua qualidade de vida”, afirma a advogada.

Na sequência, a psicóloga Ariane Osshiro, especialista em Terapia Comportamental Dialética (DBT), conduz o tema “Fim de Ano e Crises”. Ariane traz um olhar sensível para um período que nem sempre é leve para todos.

“É muito comum que, por conta das reuniões familiares e das cobranças externas, o fim do ano não seja feliz para todo mundo. Há quem se sinta pressionado, insuficiente ou em fracasso”, explica. Para ela, é essencial ressignificar o momento e reconhecer que “chegar até aqui, sobreviver ao ano e enfrentar desafios diários já é algo muito importante”.

A proposta da roda de conversa é oferecer compreensão, redução de culpa e estratégias emocionais para lidar com gatilhos típicos da época.

O evento é de graça e será realizado no Atrium Corporate, na rua Alagoas, 396, em Campo Grande- MS, a partir das 18h. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (67) 98409-1581.

Grupo Vozes que acolhem:  desde 2025, foi criado e é organizado pela psicóloga e facilitadora em Comunicação Não-Violenta, Ariane Osshiro, para proporcionar um espaço acolhedor para familiares de pacientes que enfrentam os desafios do Transtorno de Personalidade Borderline, Bipolaridade e Esquizofrenia. Nos encontros, cada voz é ouvida e respeitada com o objetivo de oferecer esperança, compreensão e suporte emocional para todos que amam e cuidam de indivíduos com essas condições. As reuniões são uma vez ao mês, abertas e gratuitas, onde os familiares podem se conectar, compartilhar experiências e aprenderem juntos. Os temas abordados são relacionados ao cuidado, à saúde mental e à convivência harmoniosa, sempre respeitando a autonomia dos indivíduos em tratamento.

Serviço
Bate-papo Grupo de apoio Vozes que acolhem

Quando: 11/12/2025 – quinta-feira
Horário: 18h

Onde: Espaço Artecura
Edifício Atrium Corporate
Rua Alagoas, 396
 Campo Grande – MS

Entrada de graça

Informações: 67 98409 - 1581
 

 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE