10/12/2025 10h52
Atiaia Renováveis expande certificações I-REC e REC Brazil para 8 usinas em alinhamento aos 17 ODS da ONU
Com três novas PCHs certificadas em 2025 - Buriti (MS), Canoa Quebrada (MT) e Foz do Cedro (MT) -, empresa reforça liderança em geração de energia limpa no Brasil
A Atiaia Renováveis, empresa de geração e comercialização de energia renovável do Grupo Cornélio Brennand, anuncia um novo avanço em sua agenda de sustentabilidade. Em 2025, a companhia ampliou o selo de sustentabilidade para energia renovável REC Brazil, adicional à certificação internacional I-REC, para oito usinas que estão em operação nos estados de Pernambuco, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Com a inclusão das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) Buriti (MS), Canoa Quebrada (MT) e Foz do Cedro (MT), a empresa fortalece sua participação entre os empreendimentos que atendem aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agenda 2030.
As novas certificações somam-se às das PCHs Areado (MS), Bandeirante (MS) e Porto das Pedras (MS), além das Usinas Fotovoltaicas (UFVs) Maravilhas I (PE) e Maravilhas II (PE) – todas já reconhecidas por seu alinhamento aos critérios de sustentabilidade global. Com o acréscimo dos novos empreendimentos, a Atiaia Renováveis estende as certificações I-REC e REC Brazil para 80% das usinas em operação, totalizando aproximadamente 211 MW de potência instalada e 1,1 milhão de MWh de geração anual.
“A ampliação destas importantes certificações para oito usinas reafirma o propósito da Atiaia Renováveis de operar com excelência e responsabilidade socioambiental. Cada nova adesão representa mais um passo rumo a uma matriz energética mais limpa e inclusiva, refletindo o nosso compromisso em gerar valor para a sociedade, o meio ambiente e as comunidades do entorno”, destaca Lígia Guedes, gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Atiaia Renováveis.
Enquanto o I-REC atesta a origem sustentável da energia consumida em conformidade com padrões internacionais de protocolos ambientais, o REC Brazil garante que as usinas certificadas cumprem critérios de adicionalidade, como sustentabilidade nos aspectos sociais e ambientais. A iniciativa é promovida pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e pela Associação Brasileira de Energia Limpa (Abragel), com apoio da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) e da Associação Brasileira de Biogás e de Biometano (ABiogás).
Confira mais informações sobre as usinas certificadas:
Comercialização de certificados I-REC
A Atiaia Renováveis comercializa certificados I-REC combinados com o selo REC Brazil, garantindo aos clientes energia proveniente de fontes renováveis e alinhada aos mais altos padrões de sustentabilidade. A aquisição dos certificados da empresa permite neutralizar emissões de gases de efeito estufa associadas ao consumo de eletricidade (escopo 2) e reforçar o compromisso com a descarbonização e o fortalecimento da matriz energética renovável no Brasil. Cada I-REC equivale à comprovação de que 1 megawatt-hora (MWh) foi gerado exclusivamente a partir de fontes renováveis.
Sobre a Atiaia Renováveis
A Atiaia Renováveis é uma empresa de geração e comercialização de energia renovável e tem como propósito ser um agente de transformação sustentável dos negócios de seus clientes e da vida das comunidades onde atua. A empresa, que é participante do Pacto Global da ONU, aplica as melhores práticas ESG de forma contínua em todos os seus processos e tem desenvolvido projetos de energia renovável, em linha com o seu planejamento estratégico. Nosso parque gerador contempla 556 MW, sendo 284 MW de usinas em operação e 272 MW de usinas pré-operacionais, todos empreendimentos de baixo impacto ambiental e fontes de energia limpa. Além disso, tem um pipeline de 1,7 GW em desenvolvimento de projetos em PCHs, solares e eólicos, os dois últimos destinados aos seus clientes no mercado livre de energia.




