PUBLICIDADE

Atiaia Renováveis expande certificações I-REC e REC Brazil para 8 usinas em alinhamento aos 17 ODS da ONU


PUBLICIDADE

10/12/2025 10h52

Atiaia Renováveis expande certificações I-REC e REC Brazil para 8 usinas em alinhamento aos 17 ODS da ONU

Sara Saar


Com três novas PCHs certificadas em 2025 - Buriti (MS), Canoa Quebrada (MT) e Foz do Cedro (MT) -, empresa reforça liderança em geração de energia limpa no Brasil

A Atiaia Renováveis, empresa de geração e comercialização de energia renovável do Grupo Cornélio Brennand, anuncia um novo avanço em sua agenda de sustentabilidade. Em 2025, a companhia ampliou o selo de sustentabilidade para energia renovável REC Brazil, adicional à certificação internacional I-REC, para oito usinas que estão em operação nos estados de Pernambuco, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Com a inclusão das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) Buriti (MS), Canoa Quebrada (MT) e Foz do Cedro (MT), a empresa fortalece sua participação entre os empreendimentos que atendem aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agenda 2030.

As novas certificações somam-se às das PCHs Areado (MS), Bandeirante (MS) e Porto das Pedras (MS), além das Usinas Fotovoltaicas (UFVs) Maravilhas I (PE) e Maravilhas II (PE) – todas já reconhecidas por seu alinhamento aos critérios de sustentabilidade global. Com o acréscimo dos novos empreendimentos, a Atiaia Renováveis estende as certificações I-REC e REC Brazil para 80% das usinas em operação, totalizando aproximadamente 211 MW de potência instalada e 1,1 milhão de MWh de geração anual.

“A ampliação destas importantes certificações para oito usinas reafirma o propósito da Atiaia Renováveis de operar com excelência e responsabilidade socioambiental. Cada nova adesão representa mais um passo rumo a uma matriz energética mais limpa e inclusiva, refletindo o nosso compromisso em gerar valor para a sociedade, o meio ambiente e as comunidades do entorno”, destaca Lígia Guedes, gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Atiaia Renováveis.

Enquanto o I-REC atesta a origem sustentável da energia consumida em conformidade com padrões internacionais de protocolos ambientais, o REC Brazil garante que as usinas certificadas cumprem critérios de adicionalidade, como sustentabilidade nos aspectos sociais e ambientais. A iniciativa é promovida pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e pela Associação Brasileira de Energia Limpa (Abragel), com apoio da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) e da Associação Brasileira de Biogás e de Biometano (ABiogás).

Confira mais informações sobre as usinas certificadas: 

Usina

Localização

Potência instalada

Geração anual

PCH Buriti

MS

30 MW

220.000 MWh

PCH Canoa Quebrada

MT

28 MW

210.000 MWh

PCH Foz do Cedro 

MT

24 MW

140.160 MWh

PCH Areado

MS

18 MW

95.000 MWh

PCH Bandeirante

MS

28 MW

161.000 MWh

PCH Porto das Pedras

MS

28.03 MW

200.000 MWh

UFV Maravilhas I

PE

27,5 MW

64.000 MWh

UFV Maravilhas II

PE

27,5 MW

64.000 MWh

Comercialização de certificados I-REC

A Atiaia Renováveis comercializa certificados I-REC combinados com o selo REC Brazil, garantindo aos clientes energia proveniente de fontes renováveis e alinhada aos mais altos padrões de sustentabilidade. A aquisição dos certificados da empresa permite neutralizar emissões de gases de efeito estufa associadas ao consumo de eletricidade (escopo 2) e reforçar o compromisso com a descarbonização e o fortalecimento da matriz energética renovável no Brasil. Cada I-REC equivale à comprovação de que 1 megawatt-hora (MWh) foi gerado exclusivamente a partir de fontes renováveis.

Sobre a Atiaia Renováveis

A Atiaia Renováveis é uma empresa de geração e comercialização de energia renovável e tem como propósito ser um agente de transformação sustentável dos negócios de seus clientes e da vida das comunidades onde atua. A empresa, que é participante do Pacto Global da ONU, aplica as melhores práticas ESG de forma contínua em todos os seus processos e tem desenvolvido projetos de energia renovável, em linha com o seu planejamento estratégico. Nosso parque gerador contempla 556 MW, sendo 284 MW de usinas em operação e 272 MW de usinas pré-operacionais, todos empreendimentos de baixo impacto ambiental e fontes de energia limpa. Além disso, tem um pipeline de 1,7 GW em desenvolvimento de projetos em PCHs, solares e eólicos, os dois últimos destinados aos seus clientes no mercado livre de energia.

 

 

PCH Canoa Quebrada (MT)




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE