- mell280
26/09/2025 15h56
Prefeitura de Maracaju promove atividade educativa na Semana Nacional do Trânsito na Escola SESI.
Alunos participaram de vivência prática na Escola Pública de Trânsito e aprenderam sobre responsabilidade e segurança nas vias
Na manhã desta quinta-feira, dia 25, a Prefeitura de Maracaju, por meio da Gerência Municipal de Trânsito (Gemutran), realizou mais uma ação inserida na programação da Semana Nacional do Trânsito. A Escola Pública de Trânsito recebeu os estudantes da Escola SESI para uma experiência pedagógica e dinâmica voltada à formação de futuros cidadãos conscientes e comprometidos com a segurança viária.
Durante a visita, as crianças puderam compreender, de maneira divertida e interativa, regras e comportamentos que fazem diferença na preservação de vidas. Entre os conteúdos abordados estavam:
· o respeito incondicional à faixa de pedestres;
· a função do semáforo e o significado de suas cores;
· o uso obrigatório e correto do cinto de segurança;
· os equipamentos de proteção indispensáveis aos motociclistas;
· a lei que determina idade mínima de 10 anos para que uma criança possa ser transportada em motocicletas;
· a necessidade de respeitar os limites de velocidade;
· a proibição do uso de celular ao volante;
· e a importância de atitudes como empatia, cortesia e atenção no trânsito.
O espaço da Escola Pública de Trânsito possibilita que os alunos experimentem situações do dia a dia de forma segura, assimilando que pequenas escolhas corretas podem evitar acidentes e salvar vidas.
A iniciativa faz parte da campanha nacional “Desacelere seu bem maior é a vida”, lema deste ano, que ressalta a urgência de cultivar respeito, paciência e responsabilidade entre condutores, ciclistas e pedestres.
Para a Prefeitura de Maracaju, investir na conscientização de crianças e adolescentes significa preparar o caminho para um trânsito mais humano, solidário e protegido no futuro. Afinal, cada aprendizado incorporado agora se transforma em atitudes cidadãs no amanhã.