- mell280
10/09/2025 06h00
Estudo revela a força das marcas e destaca quais fatores são decisivos para conquistar os brasileiros, segundo ABCasa e IEMI
Qualidade, preço justo e sustentabilidade se consolidam como diferenciais de compra em um setor que movimentou R$ 102 bilhões em 2024
A ABCasa, Associação Brasileira de Artigos para Casa, que representa os segmentos de decoração, presentes, papelaria, utilidades domésticas, festas, flores permanentes e têxtil, em parceria com o IEMI – Inteligência de Mercado, revela como a lembrança e a força das marcas impactam o consumo de artigos de decoração e utilidades domésticas no Brasil.
O setor, que movimentou R$ 102 bilhões em 2024, registrando crescimento de 9,2% em relação a 2023, é cada vez mais influenciado por atributos ligados à qualidade, preço e reputação das marcas.
A força das marcas na mente do consumidor
Quando questionados sobre a primeira loja que lembram ao pensar em artigos de decoração, os consumidores citaram a Tok&Stok (13%), seguida por Leroy Merlin (9%) e Havan (9%), todas clientes da ABCasa Fair, a maior feira de artigos para casa, decoração, utilidades domésticas, têxtil, papelaria, presentes e flores da América Latina, realizada pela ABCasa. Já no segmento de utilidades domésticas, a Havan (9%) lidera, seguida de Americanas (8%) e Magazine Luiza (7%), também clientes da feira.
No entanto, 79% dos entrevistados afirmaram não recordar a marca do produto adquirido. Entre os 21% que lembram, a Tramontina (11%) e a Electrolux (4%) aparecem como principais referências.
“O cenário revela um mercado dinâmico e cheio de oportunidades para as empresas que investirem em identidade de marca, experiência de compra e relacionamento com o consumidor, abrindo caminho para um crescimento ainda mais sólido no setor”, avalia Eduardo Cincinato, presidente da ABCasa.
Marca como fator decisivo de compra
Entre os consumidores que recordam a marca do último produto adquirido, 71% afirmam que ela foi decisiva no momento da compra.
Os principais motivos que levam à escolha são:
- Qualidade (37%)
- Preço atrativo (32%)
- Durabilidade e resistência (29%)
- Design e beleza (23%)
- Fama e reputação da marca (15%)
- Compromisso ambiental (14%)
Segundo Cincinato, “o consumidor brasileiro valoriza, antes de tudo, qualidade, mas busca também equilíbrio entre preço e durabilidade. Além disso, fatores como design, estilo e sustentabilidade vêm ganhando espaço como diferenciais competitivos”.
Motivos de rejeição e atributos valorizados
Por outro lado, alguns aspectos afastam consumidores de determinadas marcas. Os principais motivos citados foram:
- Design do produto não agrada (40%)
- Preço alto em relação à qualidade (40%)
- Questões ligadas a condições de trabalho degradantes (26%)
- Falta de respeito ao meio ambiente (22%)
Já entre os atributos que influenciam positivamente a decisão de compra, a pesquisa destaca:
- Qualidade (50%)
- Durabilidade (35%)
- Preço acessível (32%)
- Design/beleza (21%)
- Utilidade e funcionalidade (20% e 17%)
“O consumidor brasileiro está cada vez mais consciente e exigente. Ele busca preço competitivo, mas valoriza qualidade e responsabilidade socioambiental. As empresas que conseguirem alinhar esses atributos terão vantagem em um mercado em constante expansão”, ressalta Cincinato.
Oportunidades para o setor
Com um público diverso e um mercado em crescimento, a pesquisa demonstra que há espaço tanto para grandes redes quanto para marcas especializadas. A lembrança ainda baixa das marcas e o peso dado a atributos como qualidade, preço justo e sustentabilidade mostram que há terreno fértil para empresas se diferenciarem.
“É hora das marcas investirem em construção de identidade, experiência de compra e práticas responsáveis. Essa combinação será determinante para conquistar não apenas a lembrança, mas também a preferência dos consumidores”, conclui Cincinato.
A Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes e Utilidades Domésticas – ABCasa, é a principal entidade representativa dos setores de artigos para casa, decoração, presentes, utilidades domésticas, festas, flores, têxtil e papelaria no Brasil. Sem fins lucrativos, a associação atua de forma estratégica para fortalecer e profissionalizar o setor, promovendo o desenvolvimento sustentável de toda a cadeia produtiva. Com mais de 650 empresas associadas, a ABCasa conecta indústrias importadoras e exportadoras, distribuidores, lojistas, fornecedores e profissionais do segmento, criando uma base sólida de relacionamento e colaboração. A entidade é reconhecida por promover importantes feiras e eventos de negócios, além de oferecer conteúdo exclusivos, estudos setoriais, capacitações e ações de inteligência de mercado, impulsionando a competitividade e a inovação no setor. Ao assumir o papel de porta-voz do mercado de artigos para a casa e celebrações, a ABCasa reafirma seU compromisso com o crescimento, a valorização e a visibilidade de um dos segmentos mais dinâmicos e criativos da economia brasileira.
