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Estudo revela a força das marcas e destaca quais fatores são decisivos para conquistar os brasileiros, segundo ABCasa e IEMI


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  • mell280

10/09/2025 06h00

Estudo revela a força das marcas e destaca quais fatores são decisivos para conquistar os brasileiros, segundo ABCasa e IEMI

Kaynan Ebenau


Qualidade, preço justo e sustentabilidade se consolidam como diferenciais de compra em um setor que movimentou R$ 102 bilhões em 2024

A ABCasa, Associação Brasileira de Artigos para Casa, que representa os segmentos de decoração, presentes, papelaria, utilidades domésticas, festas, flores permanentes e têxtil, em parceria com o IEMI – Inteligência de Mercado, revela como a lembrança e a força das marcas impactam o consumo de artigos de decoração e utilidades domésticas no Brasil.

O setor, que movimentou R$ 102 bilhões em 2024, registrando crescimento de 9,2% em relação a 2023, é cada vez mais influenciado por atributos ligados à qualidade, preço e reputação das marcas.

A força das marcas na mente do consumidor

Quando questionados sobre a primeira loja que lembram ao pensar em artigos de decoração, os consumidores citaram a Tok&Stok (13%), seguida por Leroy Merlin (9%) e Havan (9%), todas clientes da ABCasa Fair, a maior feira de artigos para casa, decoração, utilidades domésticas, têxtil, papelaria, presentes e flores da América Latina, realizada pela ABCasa. Já no segmento de utilidades domésticas, a Havan (9%) lidera, seguida de Americanas (8%) e Magazine Luiza (7%), também clientes da feira.

No entanto, 79% dos entrevistados afirmaram não recordar a marca do produto adquirido. Entre os 21% que lembram, a Tramontina (11%) e a Electrolux (4%) aparecem como principais referências.

“O cenário revela um mercado dinâmico e cheio de oportunidades para as empresas que investirem em identidade de marca, experiência de compra e relacionamento com o consumidor, abrindo caminho para um crescimento ainda mais sólido no setor”, avalia Eduardo Cincinato, presidente da ABCasa.

Marca como fator decisivo de compra

Entre os consumidores que recordam a marca do último produto adquirido, 71% afirmam que ela foi decisiva no momento da compra.

Os principais motivos que levam à escolha são:

  • Qualidade (37%)
  • Preço atrativo (32%)
  • Durabilidade e resistência (29%)
  • Design e beleza (23%)
  • Fama e reputação da marca (15%)
  • Compromisso ambiental (14%)

Segundo Cincinato, “o consumidor brasileiro valoriza, antes de tudo, qualidade, mas busca também equilíbrio entre preço e durabilidade. Além disso, fatores como design, estilo e sustentabilidade vêm ganhando espaço como diferenciais competitivos”.

Motivos de rejeição e atributos valorizados

Por outro lado, alguns aspectos afastam consumidores de determinadas marcas. Os principais motivos citados foram:

  • Design do produto não agrada (40%)
  • Preço alto em relação à qualidade (40%)
  • Questões ligadas a condições de trabalho degradantes (26%)
  • Falta de respeito ao meio ambiente (22%)

Já entre os atributos que influenciam positivamente a decisão de compra, a pesquisa destaca:

  • Qualidade (50%)
  • Durabilidade (35%)
  • Preço acessível (32%)
  • Design/beleza (21%)
  • Utilidade e funcionalidade (20% e 17%)

“O consumidor brasileiro está cada vez mais consciente e exigente. Ele busca preço competitivo, mas valoriza qualidade e responsabilidade socioambiental. As empresas que conseguirem alinhar esses atributos terão vantagem em um mercado em constante expansão”, ressalta Cincinato.

Oportunidades para o setor

Com um público diverso e um mercado em crescimento, a pesquisa demonstra que há espaço tanto para grandes redes quanto para marcas especializadas. A lembrança ainda baixa das marcas e o peso dado a atributos como qualidade, preço justo e sustentabilidade mostram que há terreno fértil para empresas se diferenciarem.

“É hora das marcas investirem em construção de identidade, experiência de compra e práticas responsáveis. Essa combinação será determinante para conquistar não apenas a lembrança, mas também a preferência dos consumidores”, conclui Cincinato.


Sobre a ABCasa

A Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes e Utilidades Domésticas – ABCasa, é a principal entidade representativa dos setores de artigos para casa, decoração, presentes, utilidades domésticas, festas, flores, têxtil e papelaria no Brasil. Sem fins lucrativos, a associação atua de forma estratégica para fortalecer e profissionalizar o setor, promovendo o desenvolvimento sustentável de toda a cadeia produtiva. Com mais de 650 empresas associadas, a ABCasa conecta indústrias importadoras e exportadoras, distribuidores, lojistas, fornecedores e profissionais do segmento, criando uma base sólida de relacionamento e colaboração. A entidade é reconhecida por promover importantes feiras e eventos de negócios, além de oferecer conteúdo exclusivos, estudos setoriais, capacitações e ações de inteligência de mercado, impulsionando a competitividade e a inovação no setor. Ao assumir o papel de porta-voz do mercado de artigos para a casa e celebrações, a ABCasa reafirma seU compromisso com o crescimento, a valorização e a visibilidade de um dos segmentos mais dinâmicos e criativos da economia brasileira.

 



 

 





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