PUBLICIDADE

Neurocirurgião Francisco Sampaio Júnior destaca cuidados com a coluna em entrevista ao programa Mais Você


PUBLICIDADE
  • mell280

05/09/2025 10h05

Neurocirurgião Francisco Sampaio Júnior destaca cuidados com a coluna em entrevista ao programa Mais Você

Hosana de Lourdes


Francisco Sampaio Júnior
Considerado um dos neurocirurgiões mais requisitados do Brasil, o piauiense Francisco Sampaio Júnior foi destaque no programa Mais Você, da TV Globo, comandado por Ana Maria Braga. Fã de música e conhecido pelo jeito descontraído, o médico dividiu com o público um pouco de sua história, suas experiências na medicina e a importância dos cuidados com a coluna, área em que é especialista.
 
 
 
Apesar de ser nascido no Piauí, Francisco Sampaio Júnior se formou em Medicina no interior de São Paulo, estado onde construiu sua carreira e onde atua há mais de 20 anos. Ele contou que sempre teve o sonho de se tornar um cirurgião conceituado, objetivo que alcançou com dedicação e perseverança.
 
 
 
Durante a entrevista, Sampaio Júnior lembrou com orgulho de seu pai, também médico, que ainda hoje, com mais de 80 anos, continua atendendo no Piauí. Na semana passada, segundo relatou, recebeu um telefonema em que o pai comentou ter atendido 38 pacientes em um único dia. Para ele, essa vitalidade é motivo de inspiração e um grande exemplo, além de ser fonte de orgulho para toda a família.
 
 
 
O neurocirurgião destacou que, para prevenir dores e complicações, é fundamental adotar hábitos simples no dia a dia, como manter a postura correta ao sentar, alongar-se regularmente e evitar esforços desnecessários. Segundo ele, pequenas mudanças de comportamento podem trazer grandes resultados para a saúde da coluna.
 
 
 
Ele também alertou que muitas dores começam pequenas e vão se agravando com o passar dos anos. “Quem tem dor nas costas costuma acreditar que foi um problema isolado, mas, entre a primeira e a segunda crise, a pessoa se acha normal e não procura ajuda médica. Infelizmente, a próxima crise vai acontecer”, afirmou.
 
 
 
Com a recente onda de frio intenso que atingiu diversas regiões do país, incluindo o Sul e até áreas do Norte, o especialista destacou que o número de pacientes que procuram consultórios praticamente dobra. Segundo ele, o frio não piora a doença em si, mas intensifica a sensação de dor, tornando os sintomas mais agudos.
 
 
 
Francisco Sampaio Júnior explicou ainda que as doenças da coluna, antes típicas da sexta ou sétima década de vida, hoje têm aparecido cada vez mais cedo. “Devido ao envelhecimento precoce das articulações, provocado pelo estilo moderno de vida, temos visto problemas de coluna em pessoas muito jovens. Eu nem diria 40 ou 50 anos. Já é comum em adolescentes e jovens de 16, 18, 20 anos”, destacou.
 
 
 
Outro detalhe curioso da entrevista foi a revelação de que, em alguns momentos durante as cirurgias, ele canta para aliviar a tensão e manter a concentração da equipe. Não se limita apenas ao forró: o médico também interpreta sertanejo, canções de Belchior — de quem é fã declarado — e outros estilos musicais. “Claro que não é durante todo o procedimento, mas em alguns instantes, a música ajuda a criar um ambiente mais leve”, explicou.
 
 
 
Com uma fala firme e ao mesmo tempo acolhedora, Francisco Sampaio Júnior uniu conhecimento técnico, experiência de vida e bom humor, reforçando sua reputação de médico dedicado e humano.
 
 

 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE