- mell280
29/08/2025 14h02
Maracaju avança em cidadania com emissão de 96 RGs no distrito de Vista Alegre
Mutirão realizado em parceria entre Prefeitura, Receita Federal e órgãos estaduais garantiu acesso à documentação para dezenas de moradores.
Na última quinta-feira (28), o distrito de Vista Alegre recebeu uma importante ação de cidadania e regularização documental. O mutirão resultou na emissão de 96 Registros Gerais (RGs), representando um marco para a inclusão social e para o fortalecimento do acesso a serviços essenciais pela comunidade local.
A iniciativa foi fruto de uma ampla parceria entre a Receita Federal do Brasil, representada pelo Delegado Zulmison Custódio da Silva, o Instituto de Identificação, através de seu diretor Daniel Ferreira de Freitas, o Posto de Atendimento Virtual (PAV) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, coordenado pelo secretário Agadir Mossmann, além do apoio do CADÚnico — representado por Tiago Paré — da Secretaria Municipal de Assistência Social e também da Secretaria Municipal de Educação.
O prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, esteve presente e ressaltou a relevância do trabalho conjunto:
“Nosso compromisso é facilitar o acesso da população a serviços essenciais, como a emissão de documentos. Esta ação em Vista Alegre demonstra a importância da união de esforços entre município, Estado e União, garantindo dignidade e cidadania para nossa gente. Vamos continuar investindo para que cada morador tenha seus direitos assegurados.”
A ação também reforçou o intercâmbio e o diálogo constante entre as secretarias municipais, já que, além da liderança da SEDEMA, contou com a participação ativa da Assistência Social e da Educação.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Agadir Mossmann, destacou o papel estratégico do PAV no processo:
“O PAV tem se consolidado como uma ferramenta fundamental para aproximar os serviços da Receita Federal e do Instituto de Identificação da população. Em Vista Alegre não foi diferente: conseguimos atender de forma rápida e eficiente, trazendo tranquilidade para quem precisava regularizar seus documentos.”
A Prefeitura de Maracaju e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente agradeceram o apoio da Receita Federal e de todos os parceiros envolvidos, reforçando o compromisso de seguir investindo em ações que aproximem a cidadania dos moradores da cidade e de seus distritos.