PUBLICIDADE

Maracaju participa da 5ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres na capital do Estado


PUBLICIDADE
  • mell280

29/08/2025 14h15

Maracaju participa da 5ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres na capital do Estado

Município se soma a outros 79 no debate sobre igualdade e no combate ao feminicídio em Mato Grosso do Sul

Hosana de Lourdes


Prefeito Marcos Calderan e a primeira dama Meire no evento em Campo Grande

 Maracaju é um dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul a participar da 5ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, realizada nesta semana. O encontro reúne representantes da sociedade civil, movimentos de mulheres, gestoras municipais, parlamentares, autoridades estaduais e nacionais, com o objetivo de consolidar políticas públicas mais eficazes para reduzir os índices de violência contra a mulher.

 
 
 
O município, que recentemente entrou para as estatísticas de feminicídio, reforça sua presença em um cenário preocupante: apenas em 2025, 24 mulheres já foram mortas por companheiros ou ex-companheiros no Estado. Mato Grosso do Sul ocupa atualmente a segunda posição no ranking nacional de feminicídios, realidade que reforça a urgência de avanços concretos.
 
 
 
Durante a abertura, a subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Manuela Nicodemos Bailosa, destacou que a conferência simboliza a continuidade de uma luta histórica.
 
 
 
“Consolidar a igualdade de gênero e racial não depende apenas da vontade política de um governo, mas da construção de uma agenda institucional envolvendo a União, estados, municípios e a sociedade civil. É preciso envolver todos os setores para que haja um gesto concreto, em avanços concretos para a vida das mulheres”, afirmou.
 
 
 
Já a secretária de Estado de Cidadania, Viviane Luiza, reforçou a importância da diversidade de vozes no espaço de discussão.
 
 
 
“Somos uma verdadeira potência de mulheres fortes, iguais em direitos e em toda a adversidade: mulheres indígenas, quilombolas, com mais de 60 anos, mulheres com deficiência, jovens, lésbicas, trans, negras. A conferência é para todas, é de todas e para todas. Aqui afirmamos o nosso compromisso de não deixar nenhuma mulher para trás”, destacou.
 
 
 
O prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, participou do evento acompanhado da primeira-dama, Meire Calderan, e da coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Jamaica do Carmo. Ele ressaltou o reconhecimento que o município vem recebendo pelo fortalecimento de sua rede de proteção e apoio às vítimas de violência, com ações do FAC, da Coordenadoria da Mulher e a recente criação do programa Protege.
 
 
 
“Não se pode ser omisso e esconder o problema. É preciso trabalhar para reduzir o feminicídio, não só no Brasil, mas em Mato Grosso do Sul também. Este é um momento representativo, em que todos os municípios estão recebendo mais apoio e mais compromisso do governo para combater de forma radical esse tipo de violência, que é inadmissível nas famílias sul-mato-grossenses e brasileiras”, afirmou Calderan.
 
 
 
A conferência estadual reafirma a necessidade de integração de esforços entre os diferentes níveis de governo e a sociedade civil, para que Mato Grosso do Sul avance rumo a um cenário de maior igualdade, dignidade e proteção às mulheres.
 
 
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE