PUBLICIDADE

Curso da Escola Aberje forma líderes em reputação com visão estratégica e prática


PUBLICIDADE

16/08/2025 07h29

Curso da Escola Aberje forma líderes em reputação com visão estratégica e prática

Karol Almeida


Formação completa reúne professores referência no mercado e contribui para consolidar uma cultura de gestão reputacional nas organizações

A Escola Aberje está com inscrições abertas para o Curso Completo em Gestão da Reputação, uma das formações mais tradicionais e procuradas do seu portfólio. Com início no dia 20 de agosto e término em 10 de outubro de 2025, em formato online e ao vivo, totalizando 48 horas de carga horária.

Voltado a profissionais das áreas de Comunicação, Relações Institucionais, Sustentabilidade, Governança e áreas estratégicas das organizações, e coordenado por Carlos Parente, autor de livros, diretor da Midfield Consultoria e com décadas de sólida atuação em empresas nacionais e multinacionais, o curso oferece uma abordagem abrangente e atual sobre a reputação como ativo intangível central para empresas que desejam fortalecer sua imagem, engajar stakeholders e obter a Licença Social para Operar (LSO).

“A reputação organizacional é a soma do que uma empresa é, do que ela faz e do que falam dela. Não se trata apenas de visibilidade, mas da construção de confiança junto aos públicos de interesse. Por isso, precisamos profissionalizar sua gestão”, afirma Carlos Parente. “O curso instrumentaliza os participantes com conteúdos estratégicos e ferramentas práticas para alinhar propósito, posicionamento e performance, com foco em transparência, cidadania corporativa e compliance”, completa.

As aulas serão ministradas por Parente ao lado de grandes nomes dos mercados de comunicação, marketing, reputação e relações institucionais e governamentais, incluindo, Viviani Mansi (Diageo), Ricardo Voltolini (Ideia Sustentável), Roberta Lippi (Brunswick Group), e Tatiana Maia Lins (Makemake). 

Ao longo do curso, os participantes serão capacitados a compreender a gestão da reputação a partir da dinâmica entre organizações e comunidades, com foco na construção de confiança e no fortalecimento da imagem institucional. As aulas abordam temas como gestão da reputação, o conceito de Licença Social para Operar (LSO), as relações de poder entre grupos sociais e stakeholders, além de cidadania corporativa, transparência e compliance. A formação também ensina como reduzir impactos e negociar soluções positivas, sempre com o apoio de ferramentas práticas e reflexões estratégicas que possibilitam às instituições estabelecer compromissos consistentes com a sociedade. Ao final do curso, os alunos recebem certificado emitido pela Escola Aberje.

A formação é voltada a profissionais de comunicação, relações institucionais, empresários, estrategistas e consultores que já atuam ou desejam atuar com responsabilidade sobre a reputação organizacional de suas empresas ou clientes.

Programação completa do curso

AULA 1: Práticas Essenciais da Gestão da Reputação
20 e 22 de agosto
Conceitos, práticas e análise de riscos, ameaças e valor compartilhado na reputação organizacional.

AULA 2: Principais Desafios da Licença Social Para Operar
27 e 29 de agosto
Implementação, integração com áreas afins e construção de compromissos legítimos com a sociedade.

AULA 3: Atuação Estratégica na Gestão da Reputação
03 e 05 de setembro
Ferramentas, competências e estratégias para identificar e priorizar temas estratégicos.

AULA 4: Employer Branding e Comunicação Interna no Engajamento
10 e 12 de setembro
Engajamento de colaboradores e construção de uma comunicação interna eficaz.

AULA 5: Comunicação com a Imprensa para Mobilização
17 e 19 de setembro
Relação com a mídia, redes sociais e consistência entre discurso e prática.

AULA 6: Comunicação Integrada para Consistência Reputacional
24 e 26 de setembro
Engajamento de lideranças e gestão integrada da comunicação.

AULA 7: Relações Institucionais e Governamentais com o Poder Público
01 e 03 de outubro
Ibiapaba Netto, Thyago Mathias
Lobby, advocacy e estratégias com foco em integridade e compliance.

AULA 8: Ciclo de Palestras com Convidados Especiais
08 e 10 de outubro
Painéis sobre os principais desafios contemporâneos na gestão da reputação

Convidados: Paulo Nassar, Aldo Bergamasco, Wanderley Mariz, Nelson Silveira, Rodrigo Cogo

Mais informações e inscrições estão disponíveis no site da Escola Aberje: https://escolaaberje.com.br/curso/curso-completo-em-gestao-da-reputacao/

Sobre a Aberje - A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação. A atuação da Aberje ultrapassa os limites do território brasileiro com participações ou presença nos boards de instituições internacionais como a Global Alliance for PR and Communication Management e Page Society, posicionando-se como um think tank da Comunicação Empresarial Brasileira.

Sobre a Aberje - A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação. A atuação da Aberje ultrapassa os limites do território brasileiro com participações ou presença nos boards de instituições internacionais como a Global Alliance for PR and Communication Management e Page Society, posicionando-se como um think tank da Comunicação Empresarial Brasileira.

 







PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE