- mell280
15/08/2025 12h35
Aplicativo para irrigação de maracujá e manga e plataforma sobre agricultura irrigada são temas de Lançamento Web
O aplicativo Irrigar para desenvolver (ID) e a plataforma on-line Wikirriga, lançados pela Embrapa Cerrados (DF) durante a AgroBrasília 2025, são apresentados neste vídeo de lançamento web, disponível no canal da Embrapa no YouTube. Voltado à inclusão digital e socioprodutiva dos pequenos agricultores de municípios do Nordeste goiano, o ID auxilia no manejo da irrigação de maracujá e manga. Já o Wikirriga reúne informações relevantes sobre agricultura irrigada.
O aplicativo ID é um dos legados do projeto Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã, liderado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás e apoiado pela Embrapa Cerrados, pela Codevasf e outros parceiros. A iniciativa visa levar a irrigação como tecnologia básica para o desenvolvimento da região e a melhoria de vida de assentados de reforma agrária, possibilitando o plantio de culturas de alto valor como as frutas, além de aumentar a produção agrícola em até 50% e o rendimento familiar entre 20% e 30%. Para saber mais sobre o projeto, assista ao vídeo e leia a reportagem produzidos pela Embrapa Cerrados.
“Queremos levar o que o grande produtor tem de melhor, mostrando que as tecnologias também estão acessíveis a todos. Nossa pesquisa é transversal e de, maneira geral, serve para todos os tipos de produtores. A dificuldade é fazer essas tecnologias chegarem ao pequeno produtor, que é o que estamos fazendo com esse projeto”, explica o pesquisador Lineu Rodrigues, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo, acrescentando que diversas capacitações foram realizadas com os agricultores do Nordeste de Goiás para que eles compreendessem a importância da tecnologia e os cuidados para uma irrigação eficiente, capaz de reduzir os impactos sobre os recursos hídricos e os custos com energia.
Desenvolvido em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o ID é alimentado com dados climáticos (temperatura, chuvas, umidade relativa do ar, velocidade do vento e radiação solar) coletados em estações agrometeorológicas instaladas na região, e com dados sobre as características físicas dos solos, levantadas pela pesquisa. “O aplicativo acessa esses dados e informa o agricultor, de forma simples e direta, quando e o quanto irrigar”, explica Rodrigues. O ID está disponível inicialmente para os agricultores participantes do projeto, mas a ideia é, futuramente, oferecê-lo a produtores de outras regiões do Brasil.
Wikirriga
Plataforma de conhecimento aberta à sociedade e disponível gratuitamente na internet, o Wikirriga (wikirriga.com.br), foi desenvolvido com o apoio da empresa de irrigação Netafim. A ideia é disponibilizar informações técnico-científicas e práticas sobre todos os aspectos que envolvem a irrigação e a agricultura irrigada, podendo servir tanto ao público técnico como a produtores, estudantes, formuladores de políticas públicas e demais interessados sobre o tema.
Lineu Rodrigues justifica a criação da plataforma argumentando que a segurança alimentar e a segurança hídrica estão no centro das maiores preocupações da sociedade e que há fortes indicativos de que a irrigação será cada vez mais estratégica na produção sustentável de alimentos. “A irrigação é a principal usuária dos recursos hídricos. Como a água é tão preciosa para humanidade, muitas vezes fica difícil para a sociedade entender a importância do uso da irrigação, e aí começa a haver conflitos”, observa.
O pesquisador acredita que a falta de comunicação adequada com a sociedade é um dos principais entraves ao desenvolvimento sustentável da agricultura irrigada. “Por isso, é fundamental e estratégico melhorar a interlocução do setor agrícola com a sociedade, principalmente em relação ao uso dos recursos hídricos, divulgando informações corretas, com base em dados técnicos e análises consistentes, que possam ser atualizados continuamente. Esta é a premissa do Wikirriga: disponibilizar conhecimentos atuais sobre agricultura irrigada”, completa.
A plataforma é baseada no uso de uma ferramenta colaborativa, que possibilita a atualização contínua do conhecimento agregado à plataforma pelos editores e colaboradores, que são profissionais da Embrapa, de universidades e de outras instituições que atuam em agricultura irrigada; bem como no conhecimento de acesso fácil e gratuito para a sociedade. Os conteúdos estão disponíveis em https://wikirriga.com.br/conteudos/.
“Esperamos contribuições para que o Wikirriga possa crescer e ser útil à sociedade brasileira, trazendo informações confiáveis e reduzindo a polarização do debate sobre esse tema tão importante”, finaliza Rodrigues.