04/08/2025 13h36 - Atualizado em 04/08/2025 14h39
Maracaju fortalece reciclagem com capacitação e nova parceria entre Prefeitura e Cooperativa
Hosana de Lourdes com assessoria
Na manhã da última sexta-feira, 1º de agosto, Maracaju deu um passo significativo na promoção da sustentabilidade e valorização do trabalho socioambiental com a entrega de certificados a servidores da Educação e a formalização de uma nova parceria entre a Prefeitura e a Cooperativa Recicla Maracaju.
O evento, realizado com grande participação da comunidade e autoridades locais, marcou a conclusão da capacitação promovida pela Cooperativa Recicla Maracaju, em parceria com o Instituto Recicleiros, voltada a servidores da limpeza e cozinha das escolas da rede municipal de ensino. O treinamento teve como foco a correta separação dos resíduos recicláveis e o fortalecimento do programa de coleta seletiva no município.
Além da entrega dos certificados, o momento mais simbólico do evento foi a assinatura do Termo de Colaboração entre a Prefeitura de Maracaju e a Cooperativa, que garante a continuidade e expansão da coleta seletiva em toda a cidade e no Distrito de Vista Alegre. Com isso, os recicladores passam a atuar com respaldo legal na recepção, triagem, prensagem, enfardamento e armazenamento dos materiais recicláveis, assegurando maior valorização profissional e segurança jurídica.
A coleta seletiva em Maracaju abrange papel, papelão, plásticos, metais, vidros e óleo de cozinha usado, beneficiando diretamente 27 famílias por meio do trabalho da Recicla Maracaju. A cooperativa é responsável pela triagem e comercialização dos resíduos, promovendo geração de renda, inclusão social e impacto positivo no meio ambiente.
Durante o evento, foram homenageadas as instrutoras da capacitação, Jaciara Moura Baltazar e Fernanda Oliveira, além da líder local da cooperativa, Débora Bordin, que apresentou boas práticas de reciclagem e destacou a importância do engajamento da comunidade escolar.
Presentes à cerimônia, o prefeito Marcos Calderan e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Agadir Mossmann, enfatizaram o compromisso de Maracaju com a sustentabilidade. “Essa capacitação não só qualifica nossos servidores, como também transforma hábitos e amplia a consciência ambiental da nossa população”, disse Mossmann. Já o prefeito reforçou: “A Recicla Maracaju é um orgulho para o nosso município. Ao cuidarmos do meio ambiente, cuidamos das pessoas e promovemos dignidade.”
Participaram também a secretária de Educação, Silvana Perosa; o secretário de Cultura, Rafael Fernandes Jara; os vereadores Nego do Povo, Daniel Esquivel e Bruno Barros; representantes do Conselho de Meio Ambiente, IMASUL, AGEMS, ASSEMA, Sindicato Rural e OAB, além de integrantes da cooperativa e da sociedade civil.
Escolas participantes da capacitação:
CIEIs Nossa Senhora Auxiliadora, São Benedito, Maria Dalphina Rezende de Castro, Waltrudes Ferreira Muzzi, Joana Sayd, Gregória Martins; Escolas Municipais João Batista Lino Braga, João Pedro Fernandes, Laurindo Stragliotto, Ciro Aniz, Júlio Muller, José Pereira da Rosa, Cecília de Castro Minervini, Maurícia Paré Gomes e Irma de Lima Matos.
A cerimônia foi concluída com a entrega simbólica dos certificados e o reforço do compromisso de Maracaju com a educação ambiental, a inclusão social e a construção de um futuro mais sustentável para todos.

veja também
decreto governo
Decreto amplia controle e qualidade de gastos para manter investimentos e menor imposto do País
Sessão Ordinária