29/07/2025 13h40
Pontes e Lacerda (MT) recebe mais de mil animais em etapa do Circuito Nelore de Qualidade
Pedro Komoda
Pontes e Lacerda (MT) recebeu no dia 18 de julho, a oitava etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2025, promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). Ao todo, foram avaliados 1.037 animais de três pecuaristas, sendo 183 terminados a pasto e 854 em confinamento. Os lotes vieram de dois municípios diferentes do estado, totalizando quatro lotes de animais.
O evento, parte da 27ª edição do maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo, foi realizado na sede local do frigorífico Friboi, que, junto com a Matsuda Sementes e Nutrição Animal, apoia a iniciativa. A etapa contou também com a colaboração da Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT).
“Pontes e Lacerda é uma das etapas tradicionais do Circuito, e todos os anos reúne um bom número de animais, sempre com qualidade. A etapa evidenciou a força da pecuária na região e mostrou, mais uma vez, o empenho dos produtores em melhorar cada vez mais a eficiência e a produtividade da raça”, afirmou André Locateli, gerente executivo da ACNB.
Dentre os 1.037 animais avaliados, 667 eram machos não cadastrados. 76% deles possuíam até dois dentes incisivos permanentes (menos de 2 anos de idade). Além disso, 74% apresentava cobertura de gordura mediana e um peso médio de 21,7 arrobas.
Foram avaliadas também 370 fêmeas, das quais 80% tinha até dois dentes incisivos permanentes, indicando idade inferior a dois anos. Todas apresentavam cobertura de gordura mediana ou uniforme e peso médio de 18 arrobas.
Melhor Lote de Carcaças de Machos
A medalha de ouro ficou com Gustavo Nakai de Magalhães e Ribeiro, da fazenda São José (Cáceres/MT). Já a medalha de prata ficou com Elza Junqueira de Carvalho Dias, da fazenda Rio Formoso (Tangará da Serra/MT). Por fim, a medalha de bronze ficou com Paiaguás Agropecuária LTDA., da fazenda Paiaguás Confinamento (Tangará da Serra/MT).
Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas
A medalha de ouro ficou Gustavo Nakai de Magalhães e Ribeiro, da fazenda São (José Cáceres/MT).
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Cooperfrigu, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore, com apoio da Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
SOBRE A ACNB
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é a entidade de âmbito nacional que representa criadores da raça de todo o país. Fundada há 71 anos, a ACNB se dedica ao fomento, defesa e valorização do Nelore, contribuindo para a seleção zootécnica e a produção de carne bovina de qualidade. Para isso, valoriza a genética superior, o manejo sustentável e o bem-estar animal. Entre outras iniciativas, a ACNB promove o Circuito Nelore de Qualidade, os Rankings Nacionais (Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens) e a oficialização de leilões da raça. O Nelore é a raça mais importante da pecuária brasileira, representando cerca de 80% do rebanho de corte nacional. Para mais informações, acesse www.nelore.org.br e acompanhe a associação no Instagram e no Facebook.
--