10/02/2026 18h08
Pacto de Promoção da Equidade Racial e Fundo Agbara abrem inscrições para nova edição do programa Pacto Transforma
Programa atua como braço executivo do Protocolo ESG Racial para transformar intenção institucional em prática financeira, preparando lideranças negras para ocupar espaços de decisão em organizações líderes do Brasil
Com o principal objetivo de corrigir o hiato de representatividade na alta cúpula das corporações brasileiras, o Pacto de Promoção da Equidade Racial abre o ciclo de seleção para o Pacto Transforma. A iniciativa atua como uma aceleradora estratégica para mulheres negras em cargos de alta liderança, focada em destravar o gargalo de acesso ao C-Level. Em parceria com o Fundo Agbara, o primeiro fundo filantrópico para mulheres negras do Brasil, o programa materializa o Protocolo ESG Racial ao transformar a intenção institucional em pipeline de talentos de alto escalão, aceitando candidaturas até 19 de fevereiro por meio do site oficial.
O programa, de abrangência nacional, visa identificar profissionais com trajetória consolidada, buscando superar o marco da última edição, que registrou mais de 1.000 inscritas em todo o Brasil. A jornada é estruturada para beneficiar 150 mulheres em uma primeira etapa de capacitação; destas, 30 concluirão todo o projeto, acessando uma trilha de excelência com mais de 400 horas de imersão técnica. Entre os diferenciais estão o Curso de Inglês, sessões de mentoria individual com executivas e executivos de renome, imersões presenciais em empresas líderes para troca de experiências e um MBA em Gestão Empresarial na FGV.
Para Guibson Trindade, Gerente Executivo do Pacto de Promoção da Equidade Racial, o programa é o braço executivo que viabiliza o cumprimento das metas do Protocolo ESG Racial com rigor técnico. "Esta nova turma é uma resposta direta à demanda do mercado por uma governança mais robusta e representativa. Não estamos falando apenas de preenchimento de vagas, mas de uma intervenção estratégica para garantir que o capital intelectual de mulheres negras esteja presente nos centros de decisão que ditam os rumos da economia brasileira", finaliza.
Serviço | Pacto Transforma 2026
Cronograma: Inscrições abertas até o dia 19 de fevereiro de 2026.
Perfil de Seleção: Lideranças e gestoras negras com foco em ascensão ao C-Level.
Candidaturas e Edital: Diretamente via portal oficial do Pacto de Promoção da Equidade Racial.
Sobre o Pacto de Promoção da Equidade Racial
O Pacto de Promoção da Equidade Racial é uma iniciativa que implementa um Protocolo ESG Racial para o Brasil, trazendo a questão racial para o centro do debate econômico brasileiro. A associação é formada por 85 empresas signatárias, entre elas: 99Jobs, Accenture, Ache, ADP, Aegea, Afterverse Games, Alicerce Educação, Ambev, Animale, Arezzo, Banco BMG, Banco Fibra, Banco Pan, B3, Bayer, Belgo, Bene, BNP Paribas, Brainvest, Braskem, BrightMed, Caixa Seguradora, Capemisa Seguradora, Carlotas, CESAR, Colliers, CSN, Danieil Law, Dasa, EndelmonShine Brasil, Firjan, Fujifilm, Galena, Gerdau, GOL, Grupo Fleury, Grupo Soma, Ifood, Jive, Kraft, Movile, Movile Pay, Nesst, Novo Nordisk Brasil, Pernambucanas, Phoenix Contact, Pinheiro Neto, Playkids, Publics Groupe, PWC, Senai, Sesi, Siemens, Sistema B, Super Rico, Suzano, Sympla, Vale, Vivo, Vox, XP, Zoop. Para mais informações acesse o site.
#Esportes
#Natureza
#Legislativo



