PUBLICIDADE

Papai Noel leva magia do Natal e transforma domingo das crianças do Noroeste


PUBLICIDADE
  • mell280

22/12/2025 06h19

Papai Noel leva magia do Natal e transforma domingo das crianças do Noroeste

Por Izabela Cavalcanti e Geniffer Valeriano


 O espírito natalino tomou conta do Bairro Jardim Noroeste, neste domingo (21), com ações sociais que levaram muito mais do que presentes: levaram alegria e esperança. Crianças da Aldeia Água Funda foram agraciadas com duas ações sociais ao longo da manhã.

 
 
Teve comida, brinquedos infláveis, cachorro-quente, refrigerante, algodão-doce e até Papai Noel para arrancar sorrisos e registrar momentos especiais.
 
Na comunidade vivem cerca de 200 crianças, mas, como acontece todos os anos, a festança também acaba acolhendo pequenos de bairros vizinhos. Para muitos deles, esse é um dos momentos mais aguardados do ano.
 
O cacique Ivonei Gonçalves, de 51 anos, contou que a expectativa das crianças começa muito antes do Natal chegar.
 
 
“É uma comunidade carente, em situação de vulnerabilidade social. Então, é gratificante ver todas as crianças felizes. Isso é importante para eles, eu acho que marca na vida deles também”, afirmou.
 
Papai Noel leva magia do Natal e transforma domingo das crianças do Noroeste
Crianças brincando de futebol de sabão (Foto: Henrique Kawaminami)
Segundo ele, sem essas ações, o Natal teria outro significado. “Por não termos condições de comprar brinquedos para os filhos, eles esperam por essas doações. Seria frustrante para eles não receber nada. Mas, graças a Deus, todos os anos estamos recebendo muitas ações.”
 
Moradora da comunidade, Evania Alfredo, de 62 anos, reforça a importância desse cuidado. “É muito importante para a nossa comunidade, para nós e para as crianças. Muitas vezes não temos como comprar presentes para nossos filhos e netos. Quando trazem isso para dentro da comunidade, é gratificante.”
 
 
Luzia Martins, de 41 anos, mãe de três filhos, de 5, 12 e 15 anos, lembra como era antes das ações chegarem até ali.
 
“A gente se juntava para se ajudar. Cada um comprava um pouquinho e fazia uma ceia simples, com cachorro-quente e refrigerante. Depois que descobriram a comunidade, foi muito legal, porque além da união, passaram a trazer os presentes que a gente não conseguia comprar”, destacou.
 
 
Menino segurando bola que ganhou do papai noel, enquanto o outro come cachorro-quente (Foto: Henrique Kawaminami)
Uma das responsáveis por espalhar esse Natal solidário foi Angelita Ribeiro, de 49 anos, integrante da diretoria da Sociedade Espírita Luiz Sérgio. O grupo realizou a terceira ação do dia na comunidade, levando comida, presentes e momentos de carinho.
 
Eles atendem a Aldeia Água Funda há mais de cinco anos, com ações mensais que incluem cestas básicas, sopão e kits de higiene.
 
“O que estamos trazendo aqui é o reflexo de muita gente, da união, do amor e da caridade”, destacou Angelita.
 
Ela contou ainda um momento marcante: após distribuírem cadernos para crianças maiores em uma ação anterior, uma criança pequena quis trocar o brinquedo por um caderno. Desde então, o material também passou a fazer parte das doações.
 
 
No mesmo dia, o grupo também passou pelo Bosque da Saúde, Comunidade Esperança e Comunidade Vitória, ampliando ainda mais o alcance da solidariedade.
 
Outra iniciativa foi organizada pela agente penal Catiuscia Silva de Matos, de 43 anos, junto com a Associação Entre Amigos e o Instituto Isaac. Eles levaram brinquedos infláveis, algodão-doce, cachorro-quente e refrigerante, preparados para atender até 800 crianças.
 
Para ela, essas iniciativas vão além de um dia de festa. “As crianças precisam de cuidado. Precisam de ações dentro das comunidades para que consigam sonhar e ver outras oportunidades. É muito bom participar, levar uma palavra de carinho, de amor, mostrar que elas são amadas, respeitadas e vistas pela sociedade.”
 
 
O sentimento ao final do dia foi de pura gratidão. “Quando cheguei aqui, uma criancinha veio me abraçar. Então, é só gratidão”, finalizou.
 
 
Crianças da Aldeia Água Funda tomando refrigerante (Foto: Henrique Kawaminami)
Papai Noel leva magia do Natal e transforma domingo das crianças do Noroeste




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE