- mell280
15/12/2025 11h09
Receitas de Pavê de Cupuaçu e Castanha-do-Pará e Biscoitos Monteiro Lopes
Aprenda a fazer doces tradicionais do Pará para servir como sobremesas nesse Natal

Rendimento: 20 porções
Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos + 2 horas de geladeira
Nível de dificuldade:
( ) Fácil
(x) Médio
( ) Difícil
Tipo de receita:
( ) Salgada
(X) Doce

Ingredientes:
Geleia de cupuaçu:
- 1 xícara de açúcar (190g)
- 500g de polpa de cupuaçu
Creme de cupuaçu:
- 4 colheres (sopa) de Deline Cremosa (40g)
- 2 latas de leite condensado (790g)
- 2 caixinhas de creme de leite (400g)
- 150g de geleia de cupuaçu
Montagem:
- 1 pacote de biscoito champanhe (150g)
- 2/3 xícara (chá) de castanha-do-pará picada e torrada (100g)
- Leite suficiente para umedecer os biscoitos champanhe.
- 300g de geleia de cupuaçu
Modo de preparo:
Geléia de cupuaçu:
- Em uma panela, coloque metade do açúcar, e mexa até que comece a caramelizar, com cuidado para não queimar demais. Adicione, aos poucos, o restante do açúcar, mexendo sempre, e quando já estiver completamente derretido e com a cor âmbar, adicione a polpa de cupuaçu com cuidado.
- Continue mexendo até engrossar e adquirir a consistência de geleia. Reserve.
Creme de cupuaçu:
- Em uma panela em fogo médio, coloque a Deline Cremosa, o leite condensado e o creme de leite. Cozinhe, mexendo sempre, até que o creme engrosse um pouco, com a textura de brigadeiro de colher.
- Acrescente então 150g da geleia de cupuaçu feita anteriormente e mexa bem até que o creme fique uniforme. Reserve.
Montagem:
- Em uma taça grande para sobremesas, intercale camadas de biscoito champanhe umedecido no leite, creme de cupuaçu e geleia.
- Finalize com a castanha-do-pará picada e leve à geladeira por 2 horas.
- Sirva gelado.
BISCOITO MONTEIRO LOPES
DELINE CREMOSA

Rendimento: 20 biscoitos
Tempo de preparo: cerca de 1 hora e 30 minutos
Nível de dificuldade:
(x) Fácil
( ) Médio
( ) Difícil
Tipo de receita:
( ) Salgada
(X) Doce

Ingredientes:
Massa
- 250g de farinha de trigo
- 150g de Deline Cremosa
- 1 colher (sopa) água gelada (15ml)
Calda
- 2 colheres (sopa) chocolate em pó (12g)
- 5 colheres (sopa) de açúcar (60g)
- 2 colheres (sopa) água (30ml)
- Açúcar para finalizar
Modo de preparo:
- Em uma tigela, coloque a farinha de trigo e a Deline Cremosa e misture com as pontas dos dedos até obter uma textura de farofa. Adicione a água gelada e misture apenas até obter uma massa homogênea.
- Divida a massa em porções de 20 gramas, faça bolinhas e modele com as mãos, formando um cilindro.
- Distribua em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média por cerca de 30 minutos ou até dourar.
- Enquanto os biscoitos assam, prepare a calda: em uma panela pequena, leve o chocolate em pó, o açúcar e a água ao fogo baixo, e mexa apenas até que o açúcar tenha se dissolvido. Reserve.
- Retire os biscoitos do forno e, enquanto ainda estão mornos, mergulhe metade de cada biscoito na calda de chocolate. Deixe escorrer o excesso de calda, passe no açúcar e sirva.



