27/11/2025 10h59
Parceria entre B4 e Hub TECHOÁ promove transparência de informações sobre pegada de carbono
Tecnologias digitais integradas prometem facilitar escolhas sustentáveis no dia a dia, tornando acessíveis dados sobre o impacto ambiental de produtos e serviços
A B4, primeira Bolsa de Ação Climática do Brasil, firmou uma importante parceria com o TECHOÁ, hub que tem o CPQD como membro fundador e é focado em sustentabilidade alavancada por soluções digitais. Juntas, as organizações trabalham para que o cidadão comum tenha mais acesso e compreensão sobre a pegada de carbono de produtos e serviços, ajudando a sociedade a fazer escolhas conscientes e impulsionar atividades e negócios responsáveis.
“O objetivo dessa parceria é levar a informação ambiental para dentro da vida das pessoas,” explica Odair Rodrigues, CEO da B4. “Queremos que os relatórios da nossa ferramenta, Agente do Clima, sejam capazes de integrar dados fiscais e aprimorar a análise da pegada de carbono, para que cada um saiba, por exemplo, quanto carbono foi emitido na fabricação de um produto.”
Fabrício Lira Figueiredo, Head do Hub TECHOÁ, destaca a importância de conectar tecnologia e sociedade. “Estamos criando soluções conjuntas que apoiam tanto empresas quanto consumidores a adotarem práticas sustentáveis. Democratizar o acesso a esses dados é fundamental para que a sustentabilidade deixe de ser um conceito distante e se torne uma prática diária.”
O resultado esperado é uma sociedade mais empoderada para tomar decisões de consumo que valorizem marcas comprometidas com a compensação das emissões e a redução da pegada de carbono. Segundo as Nações Unidas, os combustíveis fósseis, como o carvão, o petróleo e o gás, são os maiores contribuintes para as mudanças climáticas, sendo responsáveis por mais de 75% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE). Entre 2005 e 2020, as emissões aumentaram 18%. Ou seja, o aumento dos níveis de GEE eleva a temperatura do planeta, que está aquecendo mais rápido do que em qualquer outro momento registrado na história.
Seja por questões de regulação, controle de qualidade e mesmo de credibilidade, empresas estão cada vez mais pressionadas a compensar suas emissões poluentes. “Acreditamos que o epicentro da mudança está no poder do consumidor de fazer escolhas e de rever sua associação com as marcas disponíveis no mercado. Por um lado, queremos promover a transparência para que corporações responsáveis e íntegras ganhem espaço. Por outro, que as instituições que não são responsáveis possam ser amplamente conhecidas e fiscalizadas”, conclui o CEO da B4.
Sobre a B4
A B4 é a primeira Bolsa de Ação Climática do Brasil, criada com o propósito de reduzir as emissões de carbono e fortalecer o mercado de sustentabilidade por meio de tecnologia blockchain, garantindo rastreabilidade e segurança nas transações. Com operações iniciadas em 2023, a B4 trabalha para que empresas encontrem um ambiente transparente, conectando inovação tecnológica a práticas de responsabilidade ambiental. A expectativa é consolidar o Brasil como protagonista no mercado global de créditos de carbono, ampliando a liquidez e a confiança nesse segmento estratégico para a transição climática. https://b4.capital/
Sobre o TECHOÁ
O TECHOÁ é um Hub de Inovação Digital e Sustentabilidade, uma iniciativa estratégica do CPQD em parceria com a Inventta, e está localizado no Pólis de Tecnologia, dentro do HIDS em Campinas/SP. Seu propósito central é fomentar um ecossistema colaborativo de inovação aberta para acelerar o desenvolvimento e a adoção de tecnologias digitais avançadas que criem soluções concretas para os desafios mais urgentes da sustentabilidade. O Hub atua como um motor, mobilizando corporações, startups de impacto e a academia, transformando mercados e gerando valor que promova o desenvolvimento econômico, a inclusão social e a proteção ambiental, contribuindo ativamente para um futuro mais equitativo e regenerativo.




