PUBLICIDADE

Ao inaugurar delegacia da PRF em Dourados, vice-governador destaca integração da segurança pública em MS


PUBLICIDADE
  • mell280

25/11/2025 18h02

Ao inaugurar delegacia da PRF em Dourados, vice-governador destaca integração da segurança pública em MS

Ana Paula Amaral


Para Barbosinha, crime organizado não avança da fronteira para MS em razão de uma força de segurança poderosa, integrada e eficiente; unidade inaugurada em Dourados é a maior do país e tem até heliponto

 

 



Ao discursar na cerimônia de inauguração da Delegacia Especializada de Fronteira da Polícia Rodoviária Federal, na manhã desta terça-feira em Dourados, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou a eficiência e a integração das forças de segurança em Mato Grosso do Sul, que segundo ele impedem que o crime organizado avance da fronteira sobre o Estado. “Nós temos aqui mais de 1.600 quilômetros de fronteira com Paraguai e Bolívia, países com quem mantemos as maiores relações de cordialidade e amizade. Apesar disso, sabemos também dos graves problemas relacionados ao tráfico de drogas, armas e munições”, afirmou o vice-governador. “Hoje só não somos um caos do ponto de vista de segurança pública devido à atuação das forças de segurança, que atuam de forma poderosa e integrada”, acrescentou.

A unidade inaugurada em Dourados, considerada a maior do país, recebeu investimentos de R$ 7,5 milhões e foi construída no Parque dos Jequitibás, em área doada pela prefeitura de Dourados em gestões anteriores. Segundo a instituição, a nova delegacia fortalece o papel estratégico da PRF na região e em todo o Mato Grosso do Sul. Além de atender plenamente às demandas operacionais e administrativas da instituição, a estrutura foi planejada para permitir a atuação integrada com outros órgãos de segurança pública, ampliando a capacidade de resposta e o nível de coordenação das ações na fronteira.

O vice-governador citou ainda outros efeitos gerados a partir do trabalho de excelência desenvolvido pelas forças de segurança em Mato Grosso do Sul – como, por exemplo, a atração de novos investimentos. “Antes de alocar recursos, um dos pontos que o investidor analisa é a previsão de gastos com segurança pública. Quando nós temos um Estado que oferece segurança à vida e ao patrimônio, também estamos contribuindo para atrair investimentos e garantir o desenvolvimento e o progresso”, acrescentou.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, destacou que o empreendimento não é apenas uma conquista local – ela se estende para todo o território nacional.  “Esta unidade entregue hoje não é apenas de Dourados ou do Mato Grosso do Sul. Os resultados aqui produzidos não são apenas para nós, mas para o Brasil como um todo”, avaliou. “Investir na segurança pública e em estrutura como essa é também investir na segurança de um Brasil melhor”, afirmou.

Compromisso com MS
O trabalho conjunto entre as forças de segurança também foi citado pelo chefe da delegacia da PRF em Dourados, Waldir Brasil. Ele disse que a primeira missão da PRF é salvar vidas, seguida pela responsabilidade de combater o crime organizado. “Somente uma família com um dependente químico sabe a dor e o sofrimento provocado pelo tráfico de drogas. Por isso, atuamos e colaboramos com a Polícia Federal, Polícia Civil, DOF, Policia Militar, Receita Federal e até o Exército Brasileiro em toda a área de fronteira que vai de Mundo Novo a Bela Vista. E para isso, priorizamos o trabalho de inteligência”, afirmou.

O superintendente regional da PRF em MS, João Paulo Pinheiro Bueno, destacou que a inauguração da nova sede reforça o compromisso da instituição com o Mato Grosso do Sul. “A sociedade não está sozinha; a PRF está aqui, forte, presente e preparada. O narcotráfico não encontrará caminhos fáceis em Dourados”, garantiu.

A nova Delegacia de Fronteira incorpora a Delegacia da PRF de Dourados, que atua na região há várias décadas. Com o efetivo de aproximadamente 100 policiais, sua área operacional engloba toda a faixa de fronteira, incluindo municípios como Dourados, Ponta Porã, Caarapó e Ivinhema. O principal objetivo é fortalecer o policiamento especializado na região fronteiriça, ampliando a capacidade de fiscalização, inteligência e repressão a crimes transfronteiriços.


Fotos: Victor Arguelho
Legenda 01: Barbosinha elogiou atuação das forças de segurança em MS: presença forte e integrada

Legenda 02: Unidade construída em Dourados é a maior do país e promete fortalecer atuação da polícia contra o crime organizado
 

📍 Saiba mais em: barbosinha.com.br

📍 Siga nossas redes sociais:
📲 Instagram: @barbosinhams
📲 Facebook: /BarbosinhaMS
 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE