|
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou as expectativas e oficializou a indicação de Jorge Messias ao STF.
⚖️ Quem é ele? Messias comanda, desde 2023, a Advogacia-Geral da União (AGU). Ele tem 45 anos, é natural de Pernambuco e evangélico. O indicado é uma figura de confiança de Lula e do PT, desde o governo de Dilma Rousseff.
Messias também virou a figura de referência do governo federal na estratégia jurídica em temas sensíveis – como a queda de braço entre o Executivo e o Congresso sobre o aumento do IOF.
 |
"Agradeço a confiança [de Lula] em meu nome. Uma vez aprovado pelo Senado, comprometo-me a retribuir essa confiança com dedicação", declarou.
|
⬅️ Relembre: a vaga disponível no STF é a de Luís Roberto Barroso, que antecipou a sua aposentadoria no mês passado.
➡️ O que acontece agora? A indicação terá de passar pelo Senado. O processo inclui uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e votação em plenário.
Clima: Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado, reclamou de não ter recebido um telefonema do presidente sobre a escolha. Ele trabalhava para que seu aliado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), fosse o indicado.
|