PUBLICIDADE  
- mell280
 
03/11/2025 16h07
Manejo de plantas daninhas após a seca é chave para canaviais mais produtivos
Caio Urbano
O correto manejo das plantas daninhas é um dos principais desafios para alcançar a máxima produtividade nos canaviais. Em especial no período após a seca, como nos meses de outubro e novembro, a atenção a plantas infestantes deve ser redobrada em especial a áreas de início de safra. Isso porque, com a chegada das chuvas, elas têm o ambiente perfeito para proliferar e disputar os nutrientes, a água e a luz, todos indispensáveis para o bom desenvolvimento da planta. “Nesse cenário, o uso integrado de herbicidas seletivos como extensor de residual é fundamental para manter o solo protegido e evitar novos fluxos de germinação”, explica o agrônomo Luiz Henrique Marcandalli, Head de Marketing da Rainbow Agro.
O manejo integrado é fundamental para o combate eficiente das daninhas de difícil controle, como corda-de-viola, mamona, mucuna e gramíneas em geral, conhecidas do produtor como as principais plantas invasoras na lavoura de cana-de-açúcar. Para que elas sejam combatidas de maneira eficiente, o manejo deve começar ainda nos períodos de seca e integrar diferentes princípios ativos. “Um dos pontos fundamentais para o sucesso no combate de daninhas está em combinar produtos com diferentes modos de ação, que, atuando em conjunto, garantem um canavial limpo e sem fitotoxicidade. Também é importante realizar o manejo com herbicidas de modo preventivo ou em pós-inicial a germinação das plantas invasoras”, ressalta Marcandalli.
Para ajudar o agricultor a vencer esse desafio, a Rainbow Agro oferece uma ampla gama de produtos que atuam em sinergia no manejo de daninhas. Mesozine Xtra, herbicida formulado com atrazina e mesotriona, combate plantas invasoras gramíneas e de folhas largas mesmo que já germinadas inicialmente e garantindo residual necessário até o fechamento das entre-linhas da cana-de-açúcar. Áreas com necessidade de controle de folhas largas em pós-emergência, a aplicação de Triclomax, desenvolvido à base de triclopir é uma ótima ferramenta para um controle eficaz e com alta seletividade.
O controle de insetos tem apoio dos inseticidas Ethrole e Cofenrin, eficazes no combate as principais pragas da cultura. Com essa integração, o produtor age em diferentes frentes para manter a produtividade e sanidade do cultivo.
O uso de soluções integradas é o caminho mais eficaz para um controle duradouro e seletivo. “O mais importante é garantir que o canavial nunca fique desprotegido. Por isso, a aplicação de herbicidas com longo residual é um diferencial. É o caso de Entoar, formulado à base de tebutiurom especialmente para períodos de pré-emergência, que prepara o canavial contra a presença das daninhas”, destaca Luiz Henrique Marcandalli.
“O controle inteligente de daninhas garante um canavial mais produtivo, saudável e sustentável ao longo de toda a safra. Com Entoar, Triclomax, Ethrole, Cofenrin e Mesozine Xtra, a Rainbow reforça seu compromisso de oferecer soluções eficazes que impulsionam a eficiência e a segurança no cultivo de cana-de-açúcar em todo o Brasil”, ressalta Marcandalli.
Sobre a Rainbow Agro
Nosso compromisso é impulsionar o crescimento. Assumimos a responsabilidade de aprimorar a produção agrícola, oferecendo soluções sustentáveis com altíssima qualidade. Promovemos o crescimento mútuo de nossa equipe de colaboradores, parceiros e agricultores em escala global, nos tornando hoje líderes em exportação de agroquímicos na China e uma das lideranças globais do segmento.
Nossa missão, há mais de 20 anos, é entregar formulações que impulsionem a produtividade na colheita, mas também em todos os elos da cadeia de negócios. São mais de 100 países, com mais de 8.400 registros globalmente e 350 patentes de formulações próprias, desenvolvidos por uma equipe dedicada de pesquisa em dois centros internacionais de P&D.
No Brasil, ampliamos nossa participação com uma equipe especializada, que prioriza o atendimento das necessidades específicas da nossa agricultura, para entregar excelência da fábrica até o campo.
	
	
	
	
	
	
	
	

