PUBLICIDADE

B4 debate mercado de crédito de carbono em encontro entre especialistas e jornalistas


PUBLICIDADE
  • mell280

30/10/2025 10h11

B4 debate mercado de crédito de carbono em encontro entre especialistas e jornalistas

Camila Caringe


Evento aconteceu na sede da Dengo e ajudou a qualificar a imprensa para a cobertura da COP30

 

 

 

A duas semanas do início da trigésima Conferência das Partes, a reunião anual mais importante das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, a B4, primeira Bolsa de Ação Climática do Brasil, propôs um encontro com a imprensa para falar sobre o mercado de crédito de carbono. A ideia foi aproximar especialistas e jornalistas para discutir temas que serão destaque na COP30, que acontecerá no mês de novembro em Belém do Pará.

“A imprensa é um vetor poderoso de consciência e sua narrativa pode acelerar a transição energética. Na cobertura da COP, eu convido os jornalistas a irem além das promessas de neutralidade de carbono”, destaca Odair Rodrigues, CEO da B4. Além de apresentar o funcionamento da listagem e a compensação da pegada de carbono para pessoas físicas e jurídicas, Rodrigues falou sobre a iminência de novas regras que devem afetar não apenas as empresas, mas também o cidadão comum. “O controle de emissão de carbono estará no cupom fiscal do supermercado na hora da compra, assim como temos os tributos na nota hoje em dia. Ou seja, não é somente uma tendência. Isso vai se tornar obrigatório em breve.”

Em seguida, Gabriela Brollo e Ana Lindiner, da Bip Brasil, apresentaram o trabalho da empresa de consultoria focada em negócios regenerativos. Enquanto Gabriela falou sobre a abordagem que propõe a regeneração dos sistemas naturais, sociais e culturais, fomentando uma relação de benefício mútuo, Ana trouxe a discussão sobre o desafio que é gerenciar o que não se pode medir. Por isso, a empresa aposta na qualificação de dados e relatórios detalhados que possam garantir transparência às ações colocadas em marcha.

“Quando os dados são claros, a comunidade impactada também é empoderada para negociar seu trabalho com as empresas que estão, sim, gerando valor, mas que também ganham em termos de reputação e dinamizam seus negócios por meio de ações de impacto”, reflete o Dr. Gustavo Macedo, professor do Insper que leciona no curso IA ReGenerativa: soluções sustentáveis com inteligência artificial, capacitando executivos, gestores e especialistas a liderarem a transição sustentável com o uso inteligente da tecnologia.

Barbara Alda, líder de loja e especialista em experiência do cliente na Dengo Chocolate, falou das ações da empresa, dando destaque para a produção do cacau por meio de um processo que começa na colheita manual de frutos maduros, cultivados no sistema Cabruca (sob a sombra da Mata Atlântica) no sul da Bahia. “A Dengo investe em capacitação técnica e paga um preço acima do mercado aos produtores para garantir remuneração justa e digna como parte de sua cadeia produtiva. Em 2024, os produtores receberam em média 108% acima do valor pago a eles quando não produziam para a nossa empresa.”


B4 promove mais um encontro pré-COP

Em um momento crucial para a economia verde e para o combate às mudanças climáticas, o mercado de carbono no Brasil deu grandes passos em sua estruturação e crescimento, impulsionado por regulamentações pioneiras e o aumento de demandas globais.

Por isso, a B4 convida a imprensa a participar do encontro Climatechs e a Nova Economia do Mercado de Carbono, que será realizado no dia 30 de outubro, em Campinas, São Paulo. Venha debater e conhecer as principais inovações e tendências do setor com palestras de especialistas renomados, incluindo:
 

  • Fabrício Lira Figueiredo: HUB TECHOÁ de Inovação Digital e Sustentável
  • Carlos Alexandre Silva: ReFi Finanças Regenerativas Plataforma Blockchain CeCicle
  • Marcela Bentes: Benefícios financeiros da preservação ambiental e créditos de carbono
  • Rayssa Oliveira: Economia Circular e reciclagem de eletrônicos
  • Odair Rodrigues: Impacto da primeira Bolsa de Ação Climática
  • Marcelo Mizukosi: O ponto G do ESG

 
O evento é uma oportunidade única para se conectar com líderes, expandir conhecimentos e fazer networking qualificado.

Inscreva-se já! Vagas limitadas.
Estacionamento gratuito disponível.

SERVIÇO

Quando: 30/out, a partir das 13h30
Onde: HUB TECHOÁ de Inovação Digital e Sustentável
Endereço: Rua Dr. Ricardo Benetton Martins, 1000, Campinas – SP
Quanto: o evento é gratuito

Faça sua inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/encontro-pre-cop-climatechs-e-a-nova-economia-do-mercado-de-carbono/3180753 

Sobre a B4

A B4 é a primeira Bolsa de Ação Climática do Brasil, criada com o propósito de reduzir as emissões de carbono e fortalecer o mercado de sustentabilidade por meio de tecnologia blockchain, garantindo rastreabilidade e segurança nas transações. Com operações iniciadas em 2023, a B4 trabalha para que empresas encontrem um ambiente transparente, conectando inovação tecnológica a práticas de responsabilidade ambiental. A expectativa é consolidar o Brasil como protagonista no mercado global de créditos de carbono, ampliando a liquidez e a confiança nesse segmento estratégico para a transição climática. https://b4.capital/  


Para mais informações: camila.press@b4.capital

 



 


 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE