PUBLICIDADE

Indígenas Guarani-Kaiowá deixam fazenda em Caarapó e retornam à área de retomada


PUBLICIDADE

26/10/2025 17h56

Indígenas Guarani-Kaiowá deixam fazenda em Caarapó e retornam à área de retomada

Inara Silva


 Os indígenas Guarani-Kaiowá que ocuparam a sede da Fazenda Ipuitã, na manhã de sábado (25), em Caarapó (MS), a 274 km de Campo Grande, deixaram o local no mesmo dia. Segundo o coordenador do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), Matias Rempel, o grupo voltou para a área de retomada onde estava desde 21 de setembro.

 
 
A comunidade alega que, desde 2019, vem denunciando casos de intoxicação pelo uso de agrotóxicos próximo à área ocupada. Por isso, deve permanecer na Terra Indígena Guyraroká, onde aguarda providências das autoridades em relação às reivindicações.
 
 
 
Em nota, entidades do agronegócio de Mato Grosso do Sul repudiaram o ataque ocorrido ontem e classificaram o episódio como “ato criminoso” e “violação grave do direito de propriedade”. As instituições relataram que o grupo incendiou maquinários agrícolas, insumos, a sede e toda a estrutura da fazenda, provocando prejuízos considerados incalculáveis e impedindo o trabalho no local.
 
A comunidade Guyraroká, por outro lado, afirma que o ato foi motivado pelo sequestro de uma adolescente de 17 anos e pela reivindicação de que a Terra Indígena não seja mais contaminada. O Cimi confirmou o sequestro da adolescente, que teria sido resgatada na sede da fazenda, e negou a presença de indígenas armados.
 
O caso reacende o histórico de tensões na região, marcada por disputas fundiárias e reivindicações indígenas em torno da demarcação de terras. A Fazenda Ipuitã está sobreposta ao território tradicional, que teve 11,4 mil hectares reconhecidos como posse indígena pelo Ministério da Justiça em 2009.
 
Em 2014, a Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) anulou a demarcação, aplicando a tese do marco temporal, sem consultar a comunidade. Hoje, apenas 50 hectares permanecem ocupados pelas famílias na Terra Indígena Guyraroká.
 
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE