PUBLICIDADE
- mell280
21/10/2025 18h51
Riedel pede apoio dos prefeitos à telemedicina para reduzir custos na saúde
Governador destacou desafios na saúde e confirmou inauguração do HR de Dourados que atenderá 33 cidades
Por Jhefferson Gamarra e Maristela Brunetto
O governador Eduardo Riedel fez nesta terça-feira (21), durante o 3º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul, um apelo aos prefeitos presentes para apoiarem e incentivarem a telemedicina como ferramenta estratégica para ampliar o acesso à saúde e reduzir custos.
Segundo o governador, oferecer saúde pública é um dos maiores desafios das políticas públicas, porque, apesar de ser uma obrigação universal, os recursos disponíveis não são suficientes para atender todas as demandas. Ele destacou que, mesmo com o aumento do investimento estadual, que deve chegar a R$ 1,6 bilhão neste ano, é necessário buscar eficiência e novas formas de atendimento para garantir que o serviço chegue à população de forma adequada.
Riedel explicou que a telemedicina permite um diagnóstico precoce, evitando que casos de saúde se agravem no futuro, e citou convênios firmados com o Hospital Albert Einstein e a Fundação Oswaldo Cruz para ampliar a utilização dessa modalidade em várias áreas de diagnóstico. Para 2026, estão previstos R$ 26 milhões em investimentos nesse setor.
O governador também alertou para a alta taxa de faltas nas consultas agendadas, que chega a 25%, pedindo que os prefeitos mobilizem suas comunidades e reforcem a importância do comparecimento aos atendimentos. “O engajamento das prefeituras é fundamental para que a telemedicina e os serviços presenciais funcionem de forma eficiente e gerem economia”, afirmou.
Outro ponto central do discurso foi a oficialização do início das atividades do Hospital Regional de Dourados, prevista para a próxima semana. A unidade hospitalar terá papel estratégico para 33 cidades da região, concentrando atendimentos e reduzindo o deslocamento de pacientes que precisariam se dirigir a outros municípios em busca de serviços de saúde.
O Hospital Regional é parte da política de regionalização da saúde, que busca aproximar os serviços da população em todas as regiões do Estado. Segundo Riedel, a unidade descentraliza atendimentos, garante acesso mais rápido e eficiente, e será também um espaço de integração para profissionais de saúde, promovendo formação, aprendizado e troca de experiências.
Desde 29 de setembro, a Policlínica Cone Sul, que integra o Hospital Regional, já iniciou seus atendimentos, registrando mais de 1.500 consultas e exames de apoio diagnóstico. Conforme o Contrato de Gestão entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Agir (Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde), o hospital terá capacidade para realizar cerca de 6.900 consultas e exames por mês em suas três unidades, garantindo atendimento escalonado e resolutivo.
Durante a apresentação, Riedel fez ainda uma exposição detalhada sobre os principais setores da administração estadual, incluindo segurança, educação, infraestrutura, saúde e assistência social. Na área da saúde, ele destacou que além do Hospital Regional de Dourados, há reestruturações em andamento nos hospitais de Três Lagoas e Ponta Porã.
O governador frisou que o maior desafio atualmente é avançar na regulação, fundamental para melhorar a eficiência do sistema, reduzir filas e otimizar o atendimento à população. Segundo ele, a combinação de regionalização, regulação eficiente e telemedicina é a estratégia para enfrentar os desafios do setor de saúde em Mato Grosso do Sul.
veja também
Vale da Celulose
‘Vale da Celulose’ recebe etapa presencial da Expedição Silvicultura, com participação de Jaime Verruck
3º Congresso dos Municípios em Campo Grande
Maracaju marca presença no 3º Congresso dos Municípios em Campo Grande
Assembleia Legislativa