18/09/2025 04h34
Copom: Taxa mantém custo de captação elevado para o mercado de dívida, aponta especialista
Para Luiz Rafael Maluf, advogado e head de Mercado de Capitais do CGM Advogados, juros altos privilegiam emissores com boa governança
O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, nesta quarta-feira (17), manter a taxa Selic em 15%, confirmando a expectativa da maior parte dos economistas de que não haveria alteração nos juros no Brasil, enquanto o Federal Reserve anunciou corte nos juros americanos.
Segundo Luiz Rafael Maluf, sócio e head de Mercado de Capitais do CGM Advogados, “a decisão de manter a taxa em 15% reforça a postura contracionista do Copom e prolonga o maior nível desde 2006. Para o mercado de dívida, que inclui debêntures, notas comerciais e securitizações, a taxa estável mantém o custo de captação elevado, mas garante previsibilidade”.
De acordo com o especialista, emissores com governança sólida e histórico de crédito consistente tendem a encontrar espaço junto a investidores mais seletivos. “Esse cenário preserva a disciplina fiscal e adia o início de um ciclo de flexibilização, mantendo a exigência por estruturas mais robustas, garantias reforçadas e maior transparência nas ofertas”, destaca.
Em um ambiente de juros altos por mais tempo, a diferenciação entre emissores deve se intensificar, beneficiando companhias preparadas para sustentar operações de maior qualidade e complexidade.
O advogado Luiz Rafael Maluf, especialista do CGM Advogados em mercado de capitais, está à disposição para entrevistas.
Sobre o CGM Advogados
Com mais de dez anos de atuação e um grupo de sócios que está junto há mais de 25 anos, CGM Advogados é um escritório de advocacia full service que atende grandes empresas do Brasil e do exterior em mais de 30 áreas do Direito Empresarial. Com mais de 1.000 clientes atualmente, sendo 60% deles internacionais, CGM Advogados representa companhias como Valentino, Syngenta Seeds, Maersk, Idea Zarvos, CVC Corp, Citibank, Cielo, Banco Luso, Levi Strauss, Lindt Sprüngli e Grupo Volkswagen. Mais informações: https://www.cgmlaw.com.br/
![]() Divulgação/CGM Advogados Divulgação/CGM Advogados |