17/09/2025 10h20
Puxado pela alta de preços, pesquisa aponta crescimento de 4,5% do varejo em agosto
Levantamento da Rock Encantech, que analisou 160 milhões de transações, mostra detalhes sobre o crescimento do setor em relação ao mês de julho
A Rock Encantech, referência em soluções para engajamento de clientes na América Latina, acaba de lançar uma pesquisa sobre a performance do varejo alimentar no país referente ao mês de agosto. Baseado em 160 milhões de transações realizadas no período, o levantamento segue a leva de análises divulgadas pela empresa sobre o setor, evidencia as últimas tendências e destaques em canais específicos.
O segmento registrou uma alta de 4,5% em agosto na comparação com o mês anterior. No recorte por canais, a queda de 1,3% na frequência de compras não atrapalhou o crescimento dos supermercados de 3,7%, que foi impulsionado pelo aumento de itens por carrinho (+5,9%) e pelo ticket médio (+4,4%). Já os atacarejos cresceram 2,2%, também decorrente dos resultados alcançados na quantidade de produtos por carrinho (+1%) e no ticket médio (+0,8%), além da elevação da frequência (+1,8%).
Além disso, em agosto, os atacarejos registraram um percentual de 108,7% no IFEV (Índice de Fidelidade e Engajamento do Varejo), enquanto os supermercados alcançaram 108,5%. O índice é voltado para o entendimento de como determinadas ações do setor impactam o comportamento de compra e promovem a retenção de clientes. O indicador funciona a partir da análise do ticket médio, calculando a diferença entre o engajamento do shopper fidelizado e do não fidelizado. Ou seja, o índice comprova que o primeiro grupo compra mais que o segundo.
Para Fernando Gibotti, vice-presidente de Varejo e Indústria da Rock Encantech, os números demonstram que os valores dos produtos continuam determinantes para os resultados obtidos. “Apesar dos cinco fins de semana de agosto terem contribuído positivamente para a frequência de compras, devido à sazonalidade típica desses períodos, o avanço do segmento está diretamente relacionado ao aumento do preço médio e do ticket médio”, explica.
Panorama do setor
Os resultados do varejo alimentar de agosto acompanham uma fase de crescimento do setor. Em julho, o segmento registrou uma alta de 4,8% na comparação com o mês anterior.
No período, os atacarejos avançaram 3,9%, puxados principalmente pelo aumento do gasto médio dos shoppers (+1,8%), da frequência de ida às lojas (+2,5%) e do número de itens por compra (+0,4%). Já os supermercados cresceram 3,3%, com aumentos de 0,8% e 2,5% nos dois primeiros tópicos respectivamente e uma queda de 1,1% no último.
Ainda vale destacar que o impacto dos preços dos produtos nessa fase de crescimento também pode ser identificado por meio da análise do desempenho do setor no ano passado. No comparativo de agosto de 2025 com o mesmo mês de 2024, os supermercados avançaram 2,9% e os atacarejos recuaram 2,6%, mas o ticket médio e o gasto médio cresceu em ambos os canais: respectivamente, 5,7% e 0,7%, e 3,5% e 5,4%.
“É importante ter cautela no momento de analisar a performance do varejo alimentar justamente porque um crescimento ou uma retração muitas vezes são eventos mais complexos do que apenas percentuais positivos ou negativos”, reforça Gibotti. “A inflação e os reajustes, além de questões políticas e relações comerciais, são essenciais para a forma como um produto chega ao shopper. Por isso, cada varejista precisa agir para lidar com imprevistos e focar esforços, principalmente, em entender o comportamento dos consumidores”, finaliza.
Sobre a Rock Encantech
A Rock Encantech é a primeira encantech do varejo brasileiro, dedicada a redefinir os padrões de Customer Knowledge no Brasil ao integrar tecnologia e humanidade. O ecossistema traz uma gama de soluções de inteligência de mercado, CRM com recomendações personalizadas, ações promocionais, desenvolvimento e gestão de programas de fidelidade (loyalty), marketplaces para programas de loyalty, plataforma de viagens (autosserviço e concierge) e Retail Media.
Atualmente, a Rock Encantech atende a segmentos como supermercados, farmácias, material de construção, pet shop, moda, cosméticos, shopping centers e mercado de luxo, onde já soma mais de 130 milhões de usuários cadastrados nos programas dos parceiros, identificando mais de R$ 310 bilhões de GMV e 1,3 bilhão de transações por ano.