- mell280
10/09/2025 13h06
15 franquias para investir ainda em 2025 e acelerar sua jornada empreendedora
O setor de franquias brasileiro segue em expansão acelerada. Apenas no primeiro trimestre de 2025, o franchising movimentou R$ 65,9 bilhões, registrando crescimento de 8,9% em relação ao ano anterior. Além de gerar 1,7 milhão de empregos diretos, o modelo de negócios segue conquistando empreendedores que buscam segurança e suporte na hora de abrir seu próprio negócio.
Para o empresário multifacetado Paulo Motta, especializado em gestão e networking, esse crescimento reflete uma mudança de mentalidade: “Empreender por meio de uma franquia é escolher caminhar com quem já sabe o trajeto. É unir o sonho individual ao conhecimento coletivo, reduzindo riscos e ampliando as chances de sucesso”.
Seja no setor de saúde, educação, agronegócio ou serviços, as oportunidades são diversas e acessíveis. A seguir, selecionamos 15 franquias promissoras para quem deseja investir ainda em 2025:
Seguralta
Com mais de 56 anos no mercado, a Seguralta é a maior rede de franquias de seguros do Brasil, com mais de 2.000 unidades em operação nos modelos home, office, basic e standard. Presente em todo o território nacional, a marca já atendeu mais de 270 mil clientes. Para mais informações sobre franquias ou cotações, acesse http://www.seguralta.com.br
- Investimento inicial a partir de R$ 45 mil
- Faturamento médio mensal: R$15 mil
- Prazo estimado de retorno 12 a 20 meses
Sonhagro
Especializada soluções financeiras e seguridade com foco em produtores rurais, a rede visa facilitar os processos burocráticos, atuando no gerenciamento das negociações e na execução dos projetos técnicos exigidos pelos bancos. Com mais de 11 anos de história, a rede conta com mais de 90 unidades comercializadas em todo o país.
· Investimento inicial a partir de R$35 mil
· Faturamento médio mensal: R$17 mil
· Prazo de retorno 6 a 12 meses
Tastefy
É uma das maiores holdings de franquias com modelos Dark Kitchen do Brasil. O grupo é pioneiro e especialista em desenvolver marcas e processos otimizados 100% focados no delivery. Dentre muitas marcas, a empresa mantém em seu portfólio a N1 Chicken, O Que Comer, Fernando?, a rede Brasileirinho Delivery e sua mais recente aquisição, o Zé Coxinha.
· Investimento inicial total estimado: R$299 mil (incluindo taxa de franquia)
· Faturamento médio mensal: R$240 mil (Operando com os todas as marcas e nos dois turnos)
· Prazo de retorno: 12 a 24 meses
Mary Help
Fundada em 2011, a rede se destaca pelo baixo investimento inicial, a partir de R$40 mil, e pelo alto volume de diárias realizadas, cerca de 700 mil por ano. Com mais de 9 mil diaristas ativas, preparadas para oferecer serviços rápidos, práticos e seguros, a marca acumula quatro chancelas de excelência da ABF, reconhecendo a qualidade de seus serviços. Além disso, oferece um seguro para suas profissionais parceiras, consolidando seu pioneirismo no setor.
- Investimento inicial: R$ 40 mil
- Faturamento médio mensal (estimado): R$ 30 mil
- Prazo de retorno do investimento: de 12 a 14 meses
Prioridade 10
Rede de lojas de utilidades que se destaca pela variedade e preços acessíveis. Com um mix que vai de vestuário a brinquedos e itens sazonais, faturou R$ 250 milhões em 2024.
· Investimento: a partir de R$ 795 mil
· Faturamento médio mensal: R$ 197 mil
· Retorno: 18 a 24 meses
Skyler
Marca de moda masculina com 65 lojas no Brasil. Com coleções que atendem estilos do dia a dia ao business casual, aposta em inovação e atendimento.
· Investimento: a partir de R$ 300 mil
· Faturamento médio mensal: R$ 90 mil
· Retorno: 36 meses
Azul Empréstimo
Fundada em 2010, a Azul Empréstimo é uma rede de franquias especializada em crédito consignado, pessoal, financiamento, consórcios, seguros e produtos exclusivos como AzulPay e AzulPrev. Com mais de 780 unidades em operação em todo o Brasil, oferece modelos de negócio flexíveis, suporte humanizado e treinamento diferenciado para seus franqueados, atuando com ética, transparência e foco em resultados.
· Investimento inicial a partir de R$15.900,00
· Faturamento médio mensal: R$ 50 a R$150 mil
· Prazo de retorno: 3 a 6 meses
Decor Colors
A Decor Colors é uma solução inovadora para transformar o mercado de revestimentos e tintas especiais, oferecendo produtos com alto benefício e muito valor agregado. Ficou ainda mais conhecida através de sua participação no programa Shark Tank Brasil, onde obteve investimento recorde junto a João Appolinário, presidente e fundador da Polishop. A solução DECOR COLORS foi criada pelo empresário Leonardo José da Silveira Arruda, comerciante de sucesso que desenvolveu o produto/marca própria de revestimentos, com aparência de cimento queimado.
· Investimento: A partir de R$50 mil para lojas físicas e a partir de R$15 mil para Home based
· Faturamento médio mensal: R$80 mil
· Prazo de retorno do investimento: De 18 a 24 meses
Polishop
Polimport Franqueadora LTDA estabelece padrões e regras, apoia e orienta o franqueado da Polishop, autoriza o uso da marca, desenvolve o negócio e sistema.
· Investimento inicial: R$90 mil
· Faturamento médio mensal: R$ 200 mil (estimado)
· Prazo de retorno do investimento: de 12 a 15 meses (estimado)
Cel.Lep
O Cel.Lep é uma das escolas de inglês mais tradicionais do país, com quase 60 anos de atuação no mercado. A rede, que sempre contou com franquias em sua trajetória, voltou a apostar nesse modelo de negócio para ampliar sua presença. Hoje, a marca oferece cursos tanto no formato presencial quanto online, com 6 unidades franqueadas e 4 próprias. Muito reconhecida em São Paulo, a empresa tem como objetivo fortalecer sua reputação também em outras regiões do Brasil.
· Investimento Inicial: R$250 mil (inclui R$100 mil de capital de giro)
· Faturamento médio mensal: R$90 mil
· Prazo de Retorno do Investimento: 36 meses
Farmelhor
Fundada em 2011, no estado de Minas Gerais, a rede de franquia possui mais de 470 unidades em operação e está presente em todos os estados do país.
· Investimento Inicial: R$150 mil (lojas de conversão) e R$450 mil (novas lojas)
· Faturamento médio mensal: R$ 220 mil
· Prazo de retorno do investimento: a partir de 18 meses (conversão) e 30 meses (nova loja)
Morana
Fundada em 2002, a Morana é marca autoridade em acessórios, com mais de 300 lojas espalhadas no Brasil. A marca pertence ao Grupo Morana que também é responsável pela expansão da marca argentina Todomoda no Brasil.
· Investimento inicial: A partir de R$ 250 mil
· Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
· Prazo de retorno: 24 a 36 meses
Nutty Bavarian
A Nutty Bavarian se destaca como a maior rede de franquias de castanhas glaceadas artesanais do mundo. A Nutty é líder em qualidade e excelência no mercado e leva para o mercado produtos como: amêndoas, amendoim, castanha de caju, castanha do Pará, macadâmia, noz pecã, coquinho e outros, todos glaceados. Além de itens salgados como: amêndoa, castanha de caju e macadâmia. A rede vende mais de 30 quilos de nuts por mês.
· Investimento inicial (taxa de franquia + estrutura + capital de giro): R$ 114.500 mil
· Faturamento médio mensal: R$ 42 mil
· Prazo de retorno: de 12 a 18 meses
Odontocompany
Maior rede de franquias odontológicas do Brasil, conta com mais de 1.400 operações espalhadas pelo país. Com um modelo de negócio inovador e um compromisso com a saúde bucal acessível e de alta qualidade, a marca já impactou a vida de mais de 25 milhões de brasileiros ao longo de sua trajetória.
· Investimento total: A partir de R$189 mil
· Faturamento médio: R$148.500 (loja)
· Prazo de retorno do investimento: 24 a 36 meses
Grau Educacional
Grau Educacional tem como carro-chefe o Grau Técnico, mas também atua por meio do Grau Profissionalizante e da Faculdade Grau. Atualmente, o Grupo Grau conta com mais de 150 unidades espalhadas por todas as regiões do Brasil, totalizando mais de 200 mil alunos ativos.
• Investimento: a partir de R$1 milhão
• Faturamento médio: R$ 400 mil
- Retorno: 36 meses