PUBLICIDADE

Fenasucro: ABB apresenta soluções para elevar eficiência energética na usina


PUBLICIDADE
  • mell280

05/08/2025 09h17

Fenasucro: ABB apresenta soluções para elevar eficiência energética na usina

Daniel Medeiros


Com motores e inversores de última geração, grupo industrial suíço reforça sua presença no setor sucroenergético

A ABB vai participar da feira do setor sucroenergético Fenasucro&Agrocana a partir de 12 de agosto, em Sertãozinho (SP), com apoio dos parceiros Multmotores, APS Soluções e Texas Industrial.

Nos estandes dos parceiros, o grupo com origem na Suíça vai mostrar, principalmente, motores e inversores de frequência em aplicações reais na produção de derivados de cana, procurando destacar o papel dos equipamentos e sua robustez no uso eficiente de energia e na minimização de paradas inesperadas na usina.

Uma das aplicações que a ABB pretende mostrar é o emprego da linha de motores M3BP na centrifugação de açúcar. Um modelo IR3, de 400cv e oito polos da linha será exibido no estande da Texas montado numa centrífuga automática da fabricante, normalmente vendida em associação com o inversor de frequência regenerativo ACS880-17, também da ABB. 

Além de contar com um dos motores mais eficientes do mercado, a centrífuga da Texas foi associada a um inversor de frequência capaz de recuperar a energia gerada durante a frenagem do motor para, em vez de dissipá-la na forma de calor, devolvê-la à rede elétrica para uso de outros equipamentos da usina. 

“A sinergia entre a tecnologia da Texas e os inversores ABB tem gerado ganhos operacionais, como o aumento de ciclos na operação. É uma solução de alta eficiência, e é essencial que as usinas vejam a tecnologia da ABB como alternativa moderna, competitiva e sustentável para o mercado brasileiro”, afirma Peterson Dias, gerente para Alimentos e Bebidas da área de Motion da ABB, que engloba o setor sucroenergético.

Os motores M3BP também serão destaque no estande da Multmotores, que pretende focar nas vantagens para a operação cotidiana. Um exemplar da linha será exibido aberto, permitindo visualizar detalhes como o sistema de selagem, o reforço dos mancais, a pintura anticorrosiva e a caixa de terminais com espaço ampliado para facilitar a manutenção, todos  atributos que mostram o compromisso da ABB com a qualidade de seus produtos.

No estande da Multmotores, também será possível conferir o programa ABB Ability LEAP, que realiza diagnósticos em motores elétricos de grande porte sem desmontar os equipamentos, para facilitar o planejamento de manutenções e estimar a vida útil dos ativos até a substituição. A Multmotores também vai apresentar a telemetria de motores com os sensores inteligentes Smart Sensor, da ABB, que monitoram as condições de operação dos equipamentos e permitem realizar ajustes quase imediatos que prolongam a vida útil.

Já no estande da APS Soluções, além dos motores M3BP, a distribuidora exclusiva da ABB apresentará linhas de inversores de frequência, que regulam com precisão o torque e a potência de motores, ajustando o consumo de energia à demanda de cada operação, proporcionando eficiência energética, redução de custos operacionais e desempenho.

A APS Soluções também vai mostrar equipamentos da ABB dos portfólios de eletrificação de média e baixa tensões, além de soluções inteligentes de digitalização, que permitem controle e monitoramento total do ecossistema elétrico da usina. 

As soluções da ABB expostas na Fenasucro&Agrocana contam com o selo EcoSolutions™, que oferece garantia de circularidade para todos os equipamentos da empresa e ajuda clientes a tomar decisões mais sustentáveis sobre a gestão de seus ativos. 

Com a participação na mostra, a ABB também reforça sua presença no setor sucroenergético, que vive um momento favorável decorrente da valorização do açúcar nas últimas safras e de investimentos em renovação de maquinário.

“Estamos ganhando visibilidade e reconhecimento no setor, mostrando que oferecemos soluções de alta qualidade, com suporte técnico eficiente e confiável, na proposta de entregar desempenho, segurança e continuidade operacional”, destaca Peterson Dias. 

###





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE