PUBLICIDADE

Nova licitação indiana para importação de ureia eleva preços futuros no mercado global de fertilizantes


PUBLICIDADE

28/07/2025 13h32

Nova licitação indiana para importação de ureia eleva preços futuros no mercado global de fertilizantes

Ana Flávia Gimenes


Esse movimento gera cautela entre compradores brasileiros de nitrogenados para a safrinha 2025/26, que aguardam uma definição dos detalhes da negociação

O mercado de nitrogenados voltou a atenção para a Índia nos últimos dias. Esse movimento foi motivado pelo anúncio da nova licitação do país asiático para a importação de ureia, que pretende comprar 2 milhões de toneladas de fertilizantes nitrogenado, quantia que pode absorver um volume substancial da oferta mundial neste momento, segundo o relatório semanal de fertilizantes da StoneX, empresa global de serviços financeiros.

“Sazonalmente, as vendas de fertilizantes no mercado indiano costumam aumentar entre maio e setembro. Dessa forma, os importadores do país precisam assegurar que as reservas estejam bem abastecidas nessa época do ano. No entanto, sabe-se que a demanda está aquecida na Índia, o que tem levado o país a buscar mais cargas de ureia no mercado internacional”, realça o analista de Inteligência de Mercado, Tomás Pernías.

Por ser uma grande importadora, a Índia contribui para impactar os preços dos nitrogenados e dos fosfatados no mercado internacional e movimentar uma quantidade considerável de produtos, fortalecendo os sentimentos altistas dos investidores, a depender do contexto de cada setor.

“No mercado futuro da ureia, os sentimentos altistas já foram observados entre os investidores nos EUA, no Brasil e no Oriente Médio. Na quinta-feira passada (24), o contrato futuro que precifica a ureia CFR Brasil de agosto/2025, por exemplo, encerrou o dia com um aumento de US$ 33, após negociações realizadas por US$ 490 por tonelada”, compartilha Pernías.

Preocupação na safrinha brasileira 2025/26

De acordo com o analista de Inteligência de Mercado, o anúncio desta nova licitação indiana pode ser um motivo de preocupação para os compradores brasileiros, especialmente aqueles que ainda precisam adquirir nitrogenados para a safrinha de milho 2025/26. “Depois do anúncio, é comum que os preços do mercado internacional se mantenham firmes em alguma medida, pois os fornecedores pressupõem que a aquisição indiana poderá enxugar parte da oferta existente”, explica.

Além disso, os compradores tendem a adotar uma postura cautelosa enquanto a licitação está em andamento, pois o evento costuma trazer mais clareza aos participantes do setor, após os detalhes da negociação serem divulgados.

Segundo o relatório da StoneX, dados atuais mostram que o custo de produção do milho de alta tecnologia no Mato Grosso está em patamares elevados para a safra 2025/26, o que tende a pressionar negativamente as margens dos agricultores. “Custos elevados, combinados a um quadro de fraqueza no mercado de grãos, podem criar dificuldades para os produtores que não possuem uma boa gestão dos custos operacionais. Somado a isso, vive-se atualmente um cenário de crédito mais caro, o que é outro fator que não favorece a situação dos agricultores brasileiros”, conclui o analista de Inteligência de Mercado.

Sobre a StoneX  

A StoneX é uma empresa global e centenária de serviços financeiros customizados, com presença em mais de 70 escritórios pelo mundo, conectando mais de 300 mil clientes em 180 países. No Brasil, é especialista em desenvolver estratégias de gestão de riscos para proteger o lucro independente da volatilidade do mercado. Também atua em banco de câmbio, inteligência de mercado, corretagem, mercado de capitais de dívida, fusões e aquisições, investimentos, trading e ESG – consultoria de soluções sustentáveis. 

Site institucional: https://stonex.com/pt-br  

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/stonex-brasil   

Instagram: https://www.instagram.com/stonex_brasil 

X: https://x.com/StoneX_Brasil  



Tomás Pernías, analista de Inteligência de Mercado
StoneX 

 

 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE