PUBLICIDADE

World Press Photo promove oficina Fotojornalismo e Direitos Humanos com participação da Anistia Internacional Brasil e Repórteres Sem Fronteiras (RSF)


PUBLICIDADE
  • mell280

07/07/2025 12h39

World Press Photo promove oficina Fotojornalismo e Direitos Humanos com participação da Anistia Internacional Brasil e Repórteres Sem Fronteiras (RSF)

Ana Paula Nunes


A atividade aberta ao público acontece no dia 9 de julho, às 16h, na Unidade Passeio da CAIXA Cultural Rio, no Centro do Rio de Janeiro, com entrada gratuita

 

Na próxima quarta-feira, 9 de julho, às 16h, a exposição itinerante World Press Photo promoverá a oficina “Fotojornalismo e Direitos Humanos”, na sede Passeio da CAIXA Cultural do Rio de Janeiro, onde a mostra está em cartaz até 20 de julho. Com a participação de Jurema Werneck, ativista e diretora da Anistia Internacional Brasil, e Artur Romeu, diretor da Repórteres Sem Fronteiras para a América Latina, a iniciativa vai promover uma leitura crítica das imagens premiadas, e convidar os participantes a refletirem sobre o papel do fotojornalismo na cobertura das violações de direitos humanos e nos desequilíbrios da geopolítica global. A entrada é gratuita, sujeita à lotação e requer inscrição prévia (acesse aqui o formulário).

Na abertura da oficina, Jurema e Artur vão falar aos participantes sobre o poder das imagens e o papel do jornalismo, com os direitos humanos como lente de análise. Em seguida, a dupla leva o grupo para uma visita mediada pela exposição World Press Photo 2025. A ideia é mostrar os desafios políticos e éticos da cobertura jornalística, propondo uma análise em torno do direito à informação e à liberdade de imprensa.

“Nosso principal objetivo é levar as pessoas a refletirem sobre o papel do fotojornalismo. A oficina parte da imagem como ponto de partida para uma conversa profunda — política e estética — sobre os enquadramentos que constroem narrativas, os silêncios que habitam as coberturas jornalísticas e o potencial da fotografia como ferramenta de resistência, mobilização e transformação social”, explica Joana Klaus, Gerente de Conteúdo da World Press Photo.

A oficina e a exposição no Brasil é patrocinada pela CAIXA e pelo Governo Federal, e tem o apoio do Jornal O Globo. A organização sem fins lucrativos Repórteres Sem Fronteiras (RSF) é co-realizadora da programação paralela da World Press Photo. 

Anistia Brasil

Movimento global, presente em mais de 150 países, com 10 milhões de pessoas. Responsável por campanhas e mobilizações para que os direitos humanos internacionalmente reconhecidos sejam respeitados e protegidos. No Brasil, atua na defesa e proteção de defensores e defensoras de direitos humanos, no enfrentamento ao racismo e à violência policial, na luta pelo pleno reconhecimento dos direitos dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais e na promoção da justiça climática (partindo do entendimento de que suas consequências afetam muito mais a vida das mulheres, das pessoas negras, dos povos originários, das comunidades tradicionais e de outros grupos historicamente discriminados).

Jurema Werneck é médica, ativista do movimento negro e feminista, diretora-executiva da Anistia Internacional Brasil. Reconhecida nacional e internacionalmente por sua atuação em defesa dos direitos humanos. 

Repórteres Sem Fronteiras (RSF)

A Repórteres Sem Fronteiras (RSF) defende o direito de todo ser humano de ter acesso a informações livres e confiáveis. Esse direito é essencial para conhecer, compreender, opinar e agir com plena consciência, individual e coletivamente.  Atua pela liberdade, o pluralismo e a independência do jornalismo e defende aqueles que encarnam esses ideais.

Artur Romeu é jornalista e diretor da Repórteres Sem Fronteiras para a América Latina. Atua na proteção de jornalistas e na promoção do direito à informação em contextos de crise e repressão.

World Press Photo 2025

A exposição itinerante World Press Photo 2025 segue até 20 de Julho na CAIXA Cultural Rio e apresenta os vencedores do 68º Concurso Anual. Este ano, a mostra traz 42 projetos vencedores que refletem os temas mais urgentes da atualidade: política, gênero, migração, conflitos armados e a crise climática, reunindo histórias captadas por fotógrafos de 31 países. Entre os premiados estão três profissionais brasileiros, Amanda Perobelli, André Coelho e Anselmo Cunha. O país também ganhou protagonismo na lente de outros profissionais internacionais, o mexicano Musuk Nolte com imagens da seca na Amazônia e Jerome Brouillet com a foto do atleta olímpico Gabriel Medina. Depois da Cidade Maravilhosa, a mostra segue para São Paulo, e depois para Curitiba e Salvador.

Em 2025, as imagens documentam desde protestos e levantes em países como Quênia, Myanmar, Haiti, El Salvador e Geórgia, até retratos inesperados de figuras políticas nos Estados Unidos e na Alemanha. Também revelam histórias comoventes de jovens ao redor do mundo – como um homem trans de 21 anos nos Países Baixos, uma jovem ucraniana traumatizada pela guerra e uma criança palestina vivendo com amputações após bombardeios em Gaza, escolhida como a foto do ano.

Outro destaque desta edição é o impacto das mudanças climáticas em diferentes partes do mundo, com registros de desastres no Peru, Brasil e Filipinas. Há ainda um retrato potente da comunidade LGBTQIAPN+ celebrando o orgulho em um local secreto em Lagos, Nigéria, onde atos dessa natureza podem ser criminalizados. Destaque também para Tamale Safale, o primeiro atleta com deficiência a competir com atletas não deficientes em Uganda.

Brasil

Três fotógrafos brasileiros estão entre os premiados da América do Sul no World Press Photo 2025. Na categoria Individual da América do Sul, Anselmo Cunha foi reconhecido pela imagem Aeronave em Pista Inundada, registrada durante a enchente histórica que atingiu o Rio Grande do Sul em maio de 2024. Com o mesmo tema, Amanda Perobelli venceu na categoria Reportagem com a série As Piores Enchentes do Brasil, que retrata os impactos das chuvas na cidade de Canoas, uma das mais afetadas pelo desastre climático. Também na categoria Individual o fotógrafo André Coelho foi premiado com  a imagem Torcida do Botafogo: Orgulho e Glória, que mostra a comemoração dos torcedores do clube carioca após a conquista inédita da Copa Libertadores da CONMEBOL, em novembro de 2024. 

O Brasil também se destacou em outros dois projetos internacionais. O mexicano Musuk Nolte retratou os efeitos socioambientais da redução do nível dos rios na região norte do país. A série Seca no Rio Amazonas foi uma das vencedoras na categoria Reportagem da América do Sul. Já o fotógrafo francês Jerome Brouillet, da AFP, venceu na categoria Individual da região Ásia-Pacífico e Oceania, com a imagem de grande repercussão que  mostra o surfista brasileiro Gabriel Medina emergindo triunfante de uma onda em Teahupo’o, no Taiti, quando garantiu a medalha de bronze  nas Olimpíadas de Paris

Serviço:

Oficina “Fotojornalismo e Direitos Humanos”– com Artur Romeu, diretor Repórteres Sem Fronteiras para a América Latina, e Jurema Werneck, ativista e diretora da Anistia Internacional Brasil

Data:  Quarta-feira, 9 de julho de 2025

Horário: 16h

Local: CAIXA Cultural RJ – Unidade Passeio - Galerias 01 e 02

Inscrição gratuita: Clique aqui

O evento contará com tradutor de libras

Obs: Necessário apresentar confirmação de inscrição para retirar ingresso 30 minutos antes do evento

Exposição: World Press Photo 2025
Local: CAIXA Cultural RJ – Unidade Passeio
Período:  até 20 de julho de 2025
Endereço: R. do Passeio, 38 – Centro, Rio de Janeiro – Próximo à estação Cinelândia do Metrô

Horário de visitação: Terça a sábado: das 10h às 20h / Domingos e feriados: das 11h às 18h.
Entrada gratuita
Classificação etária: 12 anos
Mais informações: https://www.caixacultural.gov.br/Paginas/default.aspx /  @caixalculturalrj / tel: (21) 3083-2595

Importante: A exposição terá visitas mediadas com Libras e todas as imagens contarão com audiodescrição.

Para acessar a história de todas as fotos vencedoras em 2025 - clique aqui

Para acessar as fotografias da exposição - clique aqui

Para mais informações:

Ana Paula Nunes - anapaula.nunes@atomicalab.com.br - 21 98192-5757

Eliabe Figueiredo - eliabe.figueiredo@atomicalab.com.br - 21 97283-6453

Claudia Rodrigues - claudia.rodrigues@atomicalab.com.br - 21 99221-2234

Vem com a gente Facebook @AtomicaLab  Instagram @lab_atomica

 

A foto do ano 2025 é da palestina Samar Abu Elouf, do The New York Times, e retrata Mahmoud Ajjour, de 9 anos, ferido durante um ataque israelense à Cidade de Gaza em março de 2024




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE