PUBLICIDADE

Fundação MS reúne centenas de trabalhos de pesquisa agrícola em plataforma gratuita para o produtor rural


PUBLICIDADE
  • mell280

07/07/2025 16h33

Fundação MS reúne centenas de trabalhos de pesquisa agrícola em plataforma gratuita para o produtor rural

Portal de Resultados oferece relatórios interativos, gráficos atualizados, ferramenta de diagnóstico nutricional e acesso rápido a dados técnicos sobre soja, milho e outras culturas

Wesley Alexsndre


 Em um cenário de margens apertadas e decisões cada vez mais estratégicas no campo, a Fundação MS lança uma nova fase do seu Portal de Resultados, uma plataforma digital gratuita que centraliza mais de oitocentos trabalhos de pesquisa aplicada sobre soja, milho e outras culturas. Com navegação simplificada e recursos visuais interativos, o portal se consolida como uma fonte confiável para orientar o planejamento agrícola e melhorar a produtividade.

 
“Num momento em que o produtor enfrenta desafios na atividade, a Fundação MS entende que a melhor forma de contribuir é disponibilizando, de forma gratuita, toda a informação de qualidade que produzimos. Relatórios, vídeos, resultados, ferramentas de pesquisa, tudo reunido em um só lugar”, explica André Lourenção, pesquisador da instituição.
 
A nova versão do portal permite que o usuário visualize gráficos dinâmicos atualizados automaticamente, assim que os dados de campo são colhidos. Isso possibilita a comparação de cultivares, sistemas de manejo, híbridos, épocas de plantio e outros fatores de produção com poucos cliques, inclusive com a possibilidade de fazer o download dos arquivos, imprimir relatórios personalizados, compartilhar gráficos e consultar recomendações técnicas, além de recursos de acessibilidade e usabilidade.
 
Entre as inovações está o CND — Diagnose de Composição Nutricional, uma ferramenta que organiza os principais dados de cada safra em relatórios personalizados. Com isso, o produtor ganha agilidade no planejamento e mais assertividade na condução da lavoura.
 
“Quando colhemos os campos, tanto de milho quanto de soja, o primeiro lugar que os dados vão é para o portal. Em poucos cliques, o produtor já sabe quem produziu mais, quem teve melhor desempenho. É informação no tempo certo para apoiar decisões estratégicas”, complementa Lourenção.
 
A plataforma ainda inclui o Tito, o novo assistente virtual da Fundação MS, desenvolvido em parceria com a empresa Lumini. O sistema entende perguntas em linguagem natural, interpreta dúvidas e orienta o produtor com base em um acervo robusto de estudos realizados em 14 unidades experimentais da Fundação, espalhadas por diferentes regiões de Mato Grosso do Sul. “Tito conversa com o produtor como se fosse um pesquisador. Ele entende o contexto, direcionando as pessoas, sugere soluções e indica onde estão os dados que comprovam aquela orientação”, explica Lourenção.
 
O Portal de Resultados já está disponível no site da Fundação MS: www.fundacaoms.org.br. Basta clicar na aba Portal de Resultados para acessar os estudos, ferramentas e recursos mais recentes.
 
“A Fundação MS nasceu para fazer pesquisa aplicada e gerar impacto direto na produção. Com essa nova fase digital, damos um passo decisivo para levar esse conhecimento ao produtor de forma prática, ágil e gratuita”, concluiu o presidente da Fundação MS, Daniel Franco.
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE