PUBLICIDADE

Fabiana Murer ganha primeiro ouro do Brasil em Mundiais


PUBLICIDADE
  • mell280

30/08/2011 09h50

Fabiana Murer ganha primeiro ouro do Brasil em Mundiais

Revista Veja


 Fabiana Murer salta para o ouro: 4,85 metros no Mundial de Daegu, na Coreia do Sul

Fabiana Murer salta para o ouro: 4,85 metros no Mundial de Daegu, na Coreia do Sul (Peter Parks/AFP)

Fabiana ainda quebrou o recorde sul-americano. Isimbayeva, que já saltou 5,06 metros, ficou nos 4,80 e nem sequer subiu ao pódio

O Brasil conquistou nesta terça-feira sua primeira medalha de ouro em um Campeonato Mundial de atletismo, tanto entre os homens como entre as mulheres. A façanha foi alcançada por Fabiana Murer, agora campeã mundial do salto com vara. Ela superou a marca dos 4,85 metros e subiu ao topo do pódio em Daegu, na Coreia do Sul. Entre as concorrentes estavam a russa Yelena Isinbayeva, recordista mundial da modalidade, e a polonesa Anna Rogowska, que defendia o título mundial.

Há dois anos, Fabiana era cotada para uma medalha no Mundial de Berlim, mas decepcionou. A atleta também tinha amargado um mau momento na Olimpíada de Pequim, em 2008, quando não conseguiu usar seu equipamento de salto - as varas foram perdidas pela organização. Nesta terça, porém, deu tudo certo para a brasileira. Ela cometeu apenas um erro na disputa - na primeira tentativa de superar os 4,80 metros. Depois, com a vitória já garantida, tentou 4,90 metros e 4,92 metros, só para melhorar sua marca, mas não conseguiu passar do sarrafo.

Na segunda vez que tentou superar a marca, Fabiana passou pelo sarrafo e se qualificou para saltar 4,85 metros. Só ela e uma alemã, Martina Strutz, chegaram a esse estágio da competição. Martina errou o salto inicial nos 4,85 metros e decidiu tentar logo 4,90 - mas errou as duas tentativas. Fabiana, que passou dos 4,85, ficou com o ouro - e ainda quebrou o recorde sul-americano. Isimbayeva, que já saltou 5,06 metros, ficou nos 4,80 e nem sequer subiu ao pódio.





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE