PUBLICIDADE

Corumbá contabiliza 380 focos de queimadas, 44% a mais que em 2014


PUBLICIDADE
  • mell280

30/06/2015 12h07

Corumbá contabiliza 380 focos de queimadas, 44% a mais que em 2014

Viviane Oliveira


 O número de focos de incêndio em Corumbá - distante 419 quilômetros de Campo Grande, aumentou 44% no primeiro semestre deste ano, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2014, de janeiro a junho, foram registrados 266 focos, enquanto este ano já são 384 casos contabilizados. O tempo seco no inverno contribui para que o fogo se alastre.

Veja Mais
› Capital já teve 196 focos de queimadas este ano; tendência é aumentar 
› Com tempo seco, Capital tem 15 ocorrências de incêndio em vegetação

De acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a Capital do Pantanal lidera o ranking estadual e, em segundo lugar está a cidade de Aquidauana com 46 e em terceiro, aparece o município de Aquidauana com 34 focos de incêndio.

Devido a seca, o fogo se alastra rápido e, na maioria das vezes, os danos são irreparáveis. Ano passado, Corumbá teve 1.055 focos de queimadas contabilizados pelo INPE, quase a metade dos 2.439 registros de incêndios florestais em Mato Grosso do Sul.

Em 2015, o número de queimadas deve aumentar porque nos dois últimos anos a cheia foi mais intensa por causa das chuvas, reduzindo assim, os incêndios no período seco e acumulando combustível natural. Dessa forma, o capim seco que não foi queimado nos últimos anos pega fogo com facilidade e com previsão de pouca chuva a situação assusta.

Prejuízos - Os incêndios florestais matam os animais, destroem a vegetação e polui o meio ambiente. além disso, a fumaça também pode agravar problemas respiratórios e causar acidentes em estradas.

Em 8 meses, somente na BR-163, a CCRMSVia atendeu 30 ocorrências de fumaça às margens da rodovia, conforme o gestor de interação com o cliente da empresa, Keller Rodrigues. “No período de inverno a incidência aumenta e os motoristas devem tomar cuidado”, alerta. Segundo ele, quando o incêndio é de pequena proporção a concessionária mesmo combate o fogo com caminhões pipas e equipamentos de combate.

Alerta - Para evitar incêndios em vegetação, não deve ser feita sem autorização a queima controlada em matas, principalmente nesta época do ano. Em rodovias as bitucas de cigarro, que são lançadas pelas janelas de veículos, são as principais causas de incêndio.

 
 
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE