PUBLICIDADE

História de superação se transforma em exemplo para aluno conquistar prêmio com incentivo dos pais


PUBLICIDADE

14/04/2014 16h39

História de superação se transforma em exemplo para aluno conquistar prêmio com incentivo dos pais

Luciana Bonfim


          Nova Andradina (MS) – A história de vida e a superação das dificuldades que a merendeira da Escola Estadual Brazi Siningaglia, do município de Batayporã, Helinalda Alves da Costa, 44 anos, teve que enfrentar desde pequena para poder estudar se transformaram em fonte de inspiração para filho Carlos Henrique da Costa Silva, 14 anos, que ganhou do governo do Estado um tablet como prêmio por ter tido desempenho escolar de destaque em 2013. O aluno da Rede Estadual de Ensino recebeu do governador André Puccinelli a premiação do Programa Escola para o Sucesso nesta segunda-feira (14) na Escola Estadual Fátima Gaiotto Sampaio, em Nova Andradina, junto a outros 723 estudantes de Anaurilândia, Angélica, Batayporã, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu.

      Para chegar até aqui, Helinalda deixou para traz a dificuldade de estudar em uma escola improvisada na roça e de ter que trabalhar ainda pequena como boia fria. “Sempre tive um sonho de estudar e hoje estou realizando isso nos meus filhos, que têm me dado orgulho a cada conquista”, disse a merendeira, ao recordar que mesmo tendo superado estes obstáculos teve que ultrapassar a dificuldade de ser mãe muito nova e ter que abandonar os estudos. “Depois de tudo que passei, o meu marido, no começo, não me deixava estudar. Mesmo assim fui à luta e terminei meus estudos. Hoje o meu trabalho como merendeira é fruto da minha conquista e é por isso que eu incentivo tanto meus filhos para seguirem estudando e se destacando a cada dia. Acompanho de perto cada passo dele na escola já que trabalho lá, assim fica até mais fácil”, contou. Com o incentivo da mãe Carlos tem colhido os frutos do seu esforço. Pela terceira vez consecutiva o estudante obteve este reconhecimento com a premiação dada aos alunos que se destacam nas escolas estaduais.

       O estímulo vindo da família e do governo do Estado contribuiu ainda mais para que o estudante se dedicasse aos estudos e superasse a premiação conquistada do ano anterior. “No ano passado eu ganhei a bicicleta e disse a mim mesmo que este ano eu iria ganhar o tablet, e consegui”, declarou o estudante que ainda completou. “Ganhar um tablet é bem melhor. Este prêmio é muito útil, pois é um incentivo e um estímulo a mais para que os alunos descubram novos conhecimentos, através de pesquisas que a gente pode fazer pela internet”, descreveu Carlos ao dizer: “Meu sonho é ser médico e estou estudando para isso”.

        Orgulho de vó

       O orgulho também estava estampado no rosto da avó de Jayne Joanoni. A estudante de 8 anos vai utilizar o tablet conquistado com a segunda colocação para estudar ainda mais, contou a avó Leonilda Joanoni, 65 anos. “A mãe dela trabalha e sou eu quem participo mais da rotina escolar da minha neta, e ver ela aqui hoje ganhando esse prêmio é uma conquista pra mim também”, declarou a avó, que ainda ressaltou a importância e o ineditismo do prêmio em Mato Grosso do Sul. “Tenho outras netas estudando em Santo André, São Paulo, e lá a gente não vê isso. Elas são loucas para estudarem aqui nesse Estado e ganharem também a premiação. Isso melhora tudo. Os alunos ficam mais motivados e a qualidade do ensino consequentemente”.

      





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE