PUBLICIDADE

Escola Agropalma celebra 40 anos com educação de qualidade e impacto social no interior do Pará


PUBLICIDADE

18/02/2026 15h12

Escola Agropalma celebra 40 anos com educação de qualidade e impacto social no interior do Pará

Ligea Paixao


Instituição criada para atender filhos e dependentes de colaboradores se tornou símbolo de oportunidade, desenvolvimento e futuro para gerações de estudantes


O início do ano letivo marca um momento especial para a Escola Agropalma. Em 2026, a instituição celebra 40 anos de atuação dedicados à oferta de educação de qualidade e ao desenvolvimento social de crianças e jovens que vivem nas comunidades próximas à unidade de Tailândia (PA) da Agropalma, empresa brasileira reconhecida mundialmente como referência na produção sustentável de soluções com óleo de palma.

Fundada em 1986, a escola surgiu para atender filhos e dependentes de colaboradores que enfrentavam dificuldades de acesso à educação. Distante dos grandes centros urbanos, o instituto oferecia, a princípio, apenas as séries iniciais do Ensino Fundamental. Ao longo dos anos, sua atuação foi expandida, passando a abranger o Ensino Fundamental completo, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, posteriormente, o Ensino Médio, ampliando as possibilidades educacionais para os estudantes e suas famílias.

Mantida totalmente pela Agropalma, a instituição é gratuita e se consolidou como uma importante iniciativa de responsabilidade social e valorização das comunidades em que a empresa está inserida. Ao longo de sua história, a Escola Agropalma manteve seu compromisso com a qualidade de ensino apoiada por infraestrutura adequada, incluindo salas climatizadas, laboratórios de ciências e informática, e biblioteca, profissionais qualificados e metodologias atualizadas, como a SAE Digital, contribuindo para o desenvolvimento educacional em uma região remota. 

Do ensino básico à universidade pública

Nos últimos anos, a Escola Agropalma tem intensificado seu foco na preparação acadêmica dos alunos, especialmente no Ensino Médio, com iniciativas como o cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os resultados são expressivos:

  • Em 2019, quando o projeto foi implementado, dos 16 alunos que realizaram o ENEM, 10 foram aprovados em universidades públicas.
  • Em 2024, a escola atingiu um patamar de excelência raramente visto em áreas remotas: 14 aprovados em universidades públicas de um total de 15 candidatos.
  • Em 2025, a instituição vivenciou mais um avanço, com19 estudantes que realizaram o ENEM - o maior número já registrado pela escola.

"Nossos jovens precisam saber e internalizar que, mesmo estudando em uma área rural no interior do Pará, eles podem competir em pé de igualdade com alunos de qualquer capital do Brasil”, afirma Chrystianne Corrêa, diretora da Escola Agropalma. “Nosso papel é viabilizar caminhos e cultivar sonhos para que eles se tornem realidade.”

De alunos a líderes

Outro indicador significativo da Escola Agropalma é o alto índice de geração de talentos. Hoje, mais de 40 colaboradores da Agropalma são ex-alunos da instituição. Esse grupo não ocupa apenas cargos operacionais, mas está presente em toda a hierarquia da empresa, como gerentes, coordenadores, supervisores, analistas e professores.

“É um ciclo muito gratificante de acompanhar, pois demonstra como o investimento em educação contribui diretamente para o desenvolvimento regional com profissionais qualificados e identificados com a cultura local”, defende Corrêa. 

Inovação e resiliência

A trajetória da instituição também é marcada pela superação. Mesmo diante de desafios inéditos, como a pandemia de Covid-19, a Escola Agropalma demonstrou capacidade de adaptação e compromisso com a continuidade da aprendizagem. “Assim como todos os setores, nós tivemos que nos reinventar”, lembra a diretora. 

“Mesmo em um contexto rural, professores e equipe pedagógica adotaram estratégias alternativas, englobando aulas remotas e acompanhamento próximo dos estudantes, de forma garantir que o processo educacional fosse mantido. Como resultado, registramos aprovações em vestibulares mesmo durante esse período e fortalecemos ainda mais a maturidade do nosso trabalho nos anos seguintes”, diz Corrêa. 

Ao completar 40 anos, a Escola Agropalma comemora não apenas sua história, mas as histórias que ajudou a construir impulsionadas pela educação. Neste novo ciclo, a instituição renova seu compromisso com as próximas gerações, reafirmando sua missão de abrir caminhos, ampliar horizontes e mostrar, na prática, que o ensino é uma das ferramentas mais poderosas de transformação social.

Sobre a Agropalma 

A Agropalma é uma empresa brasileira reconhecida em todo o mundo como referência na produção sustentável de soluções com óleo de palma. Sua trajetória começou em 1982, no município de Tailândia (PA), e sua atuação perfaz toda a cadeia produtiva – da fabricação de mudas ao óleo refinado e gorduras especiais às soluções de alto valor agregado. Atualmente, a companhia conta com seis indústrias de extração de óleo bruto, duas refinarias e um terminal de exportação alfandegado, e emprega cerca de 5 mil colaboradores. A Agropalma também foi pioneira em implementar, há mais de 20 anos, um programa de Agricultura Familiar com palma, que beneficia hoje mais de 300 agricultores parceiros. Guiada pelo compromisso com o planeta e as pessoas, a empresa segue avançando em suas práticas para tornar a palma sustentável uma referência brasileira. Para mais informações, acesse: www.agropalma.com.br

 

Fachada da Escola Agropalma Do arquivo histórico da Agropalma, foto da fundação do município de Tailândia, PA.


 


 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE