PUBLICIDADE
- mell280
15/02/2026 13h56
Entre paisagem e tradição, comitiva cruza Estrada Parque do Pantanal
Vídeo feito em Corumbá mostra condução de gado e reforça cultura ainda preservada no bioma
Por Kamila Alcântara
Luiz ressalta que o Pantanal é reconhecido pelos índices de preservação e lembra que, no último ano, foi o bioma brasileiro com menor perda de vegetação e menor índice de desmatamento e queimadas. Para ele, as transformações recentes estão ligadas a fenômenos globais.
“O Pantanal vive de ciclos. Ultimamente, por conta do aquecimento global, que é um problema mundial, a gente sofre muito impacto porque aqui é onde a gente tem natureza abundante e percebe essas mudanças”.
Play Video
O fotógrafo defende que o território não pode ser visto apenas como paisagem. “Eu faço esses registros culturais para mostrar que aqui dentro do Pantanal não é só biodiversidade, tem pessoas que vivem aqui. É uma cultura linda”.
De acordo com ele, a comitiva praticamente se restringe hoje ao Pantanal. “Os outros lugares a lavoura tomou conta de quase tudo, então quase não se vê transporte de gado. O Pantanal é um dos poucos lugares onde a gente pode observar essa cultura”.
Para Luiz, filmar e fotografar a condução do gado é uma forma de preservar memória e identidade. “Mostrar, registrar a cultura da lida pantaneira, que é a comitiva do gado, é de suma importância. A gente precisa ressaltar e evidenciar as pessoas que vivem aqui no Pantanal", termina.
#Trabalhodovereador
#Esportes
#Natureza
#Mundo
#Brasil
#Gente
#Entretenimento
#Legislativo
#Cidades


