PUBLICIDADE

Taça de vinho antes de dormir: sim ou não? Neurologista fala do real impacto dessa bebida no sono


PUBLICIDADE
  • mell280

12/02/2026 11h01

Taça de vinho antes de dormir: sim ou não? Neurologista fala do real impacto dessa bebida no sono

'É importante não acreditar que será possível recuperar todo o sono durante as férias', afirma a neurologista Stella Maris Valiensi

cuidadospelavida


 A crença popular de que uma taça de vinho antes de dormir pode induzir o sono é comum, mas será que essa prática é realmente benéfica? Vamos entender o impacto do consumo de vinho na qualidade e no ciclo do sono, com parecer de especialista e alternativas saudáveis para uma noite de descanso reparador.

Afinal, tomar uma taça de vinho antes de dormir ajuda a pegar no sono?

Para responder à pergunta, o Cuidados pela Vida falou com o Dr. Marcio Zanini, psiquiatra e médico do sono, membro titular da Academia Brasileira do Sono (ABS). Segundo o especialista, a crença de que tomar vinho antes de dormir faz bem é um mito, pois o consumo de bebidas alcoólicas em pequenas quantidades tende a reduzir a tensão e pode facilitar o início do sono, mas ao longo da noite prejudica a qualidade do descanso. 

 

“Além disso, quando a ingestão de álcool é regular, acontece tolerância ao efeito sedativo, levando a necessidade de doses maiores”, alerta o médico.

Como o álcool afeta os diferentes estágios do sono

Zanini explica que, embora uma dose de bebida alcoólica induza a sonolência, ao longo do ciclo noturno, o hábito é prejudicial por alterar a “arquitetura” do sono. “Isso aumenta o estágio N3 (sono profundo), na primeira metade da noite, mas reduz e fragmenta o sono REM ao longo da noite toda”, diz. Além disso, o álcool:

 

  • Tem ações diuréticas, o que aumenta a necessidade de urinar à noite
  • Causa relaxamento muscular, agravando a apneia do sono
  • Aumenta a ocorrência de pesadelos e sonambulismo
  • Pode agravar a ocorrência de movimentos periódicos de membros

As consequências imediatas são um sono não reparador e fragmentado por múltiplos despertares. 

 

Existe uma quantidade segura de vinho antes de dormir?

Aqui o especialista é enfático em dar uma resposta, e ela é negativa: “não. O álcool, mesmo em pequenas quantidades, altera a qualidade do sono e é muito difícil estabelecer uma dose segura”. Isso porque, segundo o médico, diversos fatores influenciam na metabolização, o que é determinante para a concentração de álcool na corrente sanguínea e tempo que o corpo leva para eliminá-lo. 

 

O psiquiatra alerta ainda que o consumo regular de vinho ou qualquer outra bebida alcoólica antes de dormir pode levar à tolerância e à dependência, exigindo doses maiores para obter o mesmo efeito. Com o tempo, dormir sem a substância fica cada vez mais difícil.

Melhore a qualidade do sono sem recorrer ao álcool

O médico do sono lista as principais recomendações para uma noite de sono tranquila e reparadora, confira:

  • Praticar atividade física regularmente, não muito próximo do horário de dormir
  • Evitar consumo excessivo de cafeína e bebidas com efeitos estimulantes, principalmente do começo da tarde até o horário de dormir
  • Evitar refeições noturnas muito calóricas
  • Interromper o uso de telas no mínimo 3h antes de dormir
  • Manter horários regulares de sono
  • Dormir em ambiente confortável, escuro, silencioso e com temperatura amena
  • Utilizar técnicas de relaxamento, com alongamentos e meditação

E se os problemas de sono persistirem, consulte um médico especialista em sono para avaliar o seu caso individualmente. Havendo a necessidade, é possível fazer recomendações mais específicas e prescrever medicações.

#Cuidados

#Esportes

#Natureza

#Mundo
#Brasil
#Gente
#Entretenimento

#Legislativo 

#Cidades

 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE