06/02/2026 16h41 - Atualizado em 06/02/2026 17h48
Brasil estreia na Olimpíada de Inverno 2026 com maior delegação da história
Jogos de Inverno de 2026 começam oficialmente nesta sexta-feira (6), com a cerimônia de abertura em Milão
Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 começam oficialmente nesta sexta-feira (6), com a cerimônia de abertura realizada em Milão, na Itália. Pela primeira vez na história, o Brasil inicia uma edição da competição com chances reais de conquistar medalhas, além de registrar um número recorde de atletas na delegação.
Os porta-bandeiras do Time Brasil na Olimpíada serão a skeletonista Nicole Silveira e o esquiador alpino Lucas Pinheiro Braathen.
Ao todo, a delegação brasileira conta com 14 atletas e um reserva, crescimento de 40% em relação aos Jogos de Pequim 2022, quando o país foi representado por 10 competidores.
Nicole Silveira chega aos Jogos como um dos principais destaques brasileiros. Beneficiária do programa Bolsa Atleta, a skeletonista é hoje a principal referência da modalidade no país.
Ela terminou o último Campeonato Mundial na quarta colocação e vem acumulando resultados expressivos em etapas da Copa do Mundo, figurando entre as melhores do ranking internacional.
Outro nome de peso da delegação é Lucas Pinheiro Braathen, referência do esqui alpino mundial. Filho de mãe brasileira e pai norueguês, o atleta passou a defender oficialmente o Brasil em 2024, após uma trajetória consolidada no circuito internacional.
Integrado à Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), Braathen reforça as expectativas por resultados inéditos para o país no esqui alpino.
Os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026 vão reunir mais de 2.900 atletas de 92 Comitês Olímpicos, disputando 16 modalidades de neve e gelo. As competições seguem até o dia 22 de fevereiro. Esta será a décima edição consecutiva com participação brasileira.
Representantes do Brasil na Olimpíada de Inverno de 2026
- Augustinho Jerônimo Ramos – snowboard halfpipe
- Edson Luques Bindilatti – bobsled
- Eduarda Westemaier Ribera – esqui cross-country
- Gustavo dos Santos Ferreira – bobsled
- Manex Salsamendi Silva – esqui cross-country
- Nicole Rocha Silveira – skeleton
- Rafael Souza da Silva – bobsled
- Alice Cavalieri Padilha – esqui alpino
- Bruna Mora – esqui cross-country
- Christian Soevik – esqui alpino
- Davidson Henrique de Souza – bobsled
- Giovanni Ongaro – esqui alpino
- Lucas Pinheiro Braathen – esqui alpino
- Luís Henrique Bacca Gonçalves – bobsled
- Patrik Burgener – snowboard halfpipe
-
#Esportes
#Natureza
#Mundo#Brasil#Gente#Entretenimento#Legislativo
#Cidades -



