16/01/2026 13h59 - Atualizado em 16/01/2026 15h26
Mochilas usadas viram apoio aos estudos e reforçam rede solidária do Sesc Mesa Brasil em MS
Stephanie Romero
Uma mochila que já cumpriu sua função na rotina escolar pode ganhar um novo significado e ajudar a transformar realidades em Mato Grosso do Sul. Com esse propósito, o Sesc MS, por meio do projeto Sesc Mesa Brasil, lançou uma campanha de arrecadação de mochilas usadas em bom estado, mobilizando a comunidade para um gesto simples, mas de forte impacto social.
A iniciativa busca garantir mais dignidade e melhores condições de estudo para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, além de estimular o reaproveitamento consciente e a solidariedade. As doações podem ser feitas entre 12 de janeiro e 10 de fevereiro, em pontos de coleta distribuídos em Campo Grande e também no interior do estado.
Segundo a gerente do Sesc Mesa Brasil, Adriane Zadi, a campanha vai além da arrecadação de um item escolar.
“Cada mochila doada representa mais do que material para a escola. Ela carrega apoio, acolhimento e a chance de uma criança ou jovem iniciar ou continuar os estudos com mais dignidade. É um gesto simples, mas que gera um impacto muito grande para quem recebe”, destaca.
A força da ação pode ser medida pelos resultados da edição anterior. Em 2025, a campanha arrecadou 123 mochilas, que foram destinadas a quatro instituições sociais atendidas pelo Sesc Mesa Brasil no estado, ampliando o alcance da iniciativa e beneficiando diretamente dezenas de estudantes.
“Os números mostram que a população acredita e participa. Quando a sociedade se envolve, conseguimos fortalecer a rede de apoio e chegar a quem realmente precisa”, reforça Adriane.
Os pontos de doação estão localizados nas unidades do Sesc em Campo Grande — Administração Regional, Sesc Camillo Boni, Sesc Saúde, Sesc Escola Horto e Escola Sesc Ensino Médio — além da unidade do Sesc em Três Lagoas. A campanha reforça que pequenos gestos, quando somados, têm o poder de construir novas histórias e abrir caminhos para o futuro de crianças e jovens sul-mato-grossenses.
O Sistema Comércio MS é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac, IPF e Sindicatos Empresariais. É presidido por Edison Araújo. A entidade é administrada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.
veja também
Mochilas
Mochilas usadas viram apoio aos estudos e reforçam rede solidária do Sesc Mesa Brasil em MS
São Paulo
Batom à prova de folia: Avon une toque de brilho e fixação no novo Power Stay Creamy Vinyl
acordo Mercosul-União Europeia



