PUBLICIDADE

Planejamento e uso de equipamentos de contenção auxiliam pecuaristas em ciclo de menor oferta de gado e exportações em alta


PUBLICIDADE

16/01/2026 04h36

Planejamento e uso de equipamentos de contenção auxiliam pecuaristas em ciclo de menor oferta de gado e exportações em alta

Ana Flávia Gimenes


 

Para a Beckhauser, o momento favorável reforça a importância de decisões estruturadas, tecnologia e manejo eficiente para ganhos expressivos

A pecuária brasileira deve operar em 2026 em um contexto de menor oferta de gado e crescimento das exportações, combinação que tende a sustentar a valorização da arroba e ampliar as oportunidades para o produtor rural. Diante deste cenário, o desafio passa a ser como transformar o bom momento do ciclo pecuário em ganhos consistentes, conciliando rentabilidade, bem-estar animal, segurança no trabalho e sustentabilidade ambiental.

Como explica a CEO da Beckhauser, empresa referência na produção de equipamentos de contenção bovina, Mariana Beckheuser, o ano se desenha como um período especialmente favorável para quem está atento ao planejamento de médio e longo prazo.  Segundo ela, aproveitar fases de alta vai além do resultado imediato e exige uma visão estratégica da atividade.

“Maximizar os lucros em momentos como este é fundamental para que o produtor se prepare também para enfrentar eventuais ciclos de ‘vacas magras’ no futuro. Isso passa, necessariamente, por decisões mais estruturadas”, explica.

Neste contexto, o investimento em infraestrutura, equipamentos e soluções tecnológicas, como os equipamentos de contenção, ganha protagonismo dentro da porteira. “A adoção de ferramentas que aprimorem o manejo no curral, aumentem a produtividade e tragam mais eficiência ao dia a dia da fazenda precisa caminhar junto com o cuidado com o bem-estar animal, a segurança das pessoas e a qualidade da carne produzida”, pontua Mariana. Para a CEO, produzir mais valor agregado por hectare deixou de ser diferencial e se tornou um imperativo para a sustentabilidade do negócio pecuário.

O ambiente externo também contribui para uma leitura otimista. Apesar das incertezas no cenário geopolítico internacional, as perspectivas para as exportações seguem positivas e podem funcionar como um importante vetor de crescimento. “Mesmo com um contexto global mais desafiador, analistas indicam oportunidades relevantes no comércio exterior, o que tende a impulsionar o setor como um todo”, destaca.

Este movimento já se reflete nos planos da empresa para o ano, uma vez que a crescente setorial em exportações pode ser um estímulo adicional para a linha Beck Frigo, que inicia o ano com uma nova planta dedicada. “A decisão reforça nosso compromisso com eficiência, qualidade e atendimento às demandas do mercado”, frisa Mariana.

Do frigorífico ao mercado externo

A linha Beck Frigo traduz, na prática, a aplicação de tecnologia e planejamento estratégico dentro das plantas frigoríficas. O portfólio reúne as seguintes soluções: Box de Atordoamento para Abate Humanitário, que contribui para um manejo mais ético, seguro e produtivo; o Condutor de Animais Avulso, voltado à condução racional do gado com menor estresse; além da Porteira Automatizada e a linha Move Boi, que oferece diferentes opções de sistemas voltado à condução racional do gado com menor estresse e uso de choques - desde o modelo de condutor simples que pode ser conjugado com porteiras automatizadas, até conjuntos que permitem acoplar sistemas de pesagem eletrônica no último ponto de manejo do animal antes da insensibilização para o abate. Esses equipamentos integram robustez e inovação para otimizar o fluxo operacional, reduzir esforços físicos e elevar os padrões de bem-estar animal, segurança e qualidade da carne.

“Na rotina do frigorífico, ganhos de eficiência vêm de decisões muito objetivas. Equipamentos que organizam melhor o fluxo dos animais, reduzem intervenções manuais e padronizam processos fazem diferença direta na segurança das equipes, no manejo e no resultado da operação. É nesse ponto que a Beck Frigo se posiciona”, finaliza a CEO.

Sobre a Beckhauser  

A Beckhauser inova, industrializa e difunde tecnologia para uma pecuária sustentável, buscando oferecer ao mercado soluções que aprimorem a produtividade no manejo e a qualidade dos resultados da produção, cuidando do bem-estar animal e humano. A empresa vem, há anos, ditando tendências de inovação no segmento e oferece hoje um amplo portfólio de equipamentos de contenção tradicionais e automatizados, da fazenda ao frigorífico, além de parcerias com equipamentos de controle e pesagem eletrônica. Mais informações: www.beckhauser.com.br.



Mariana Beckheuser é CEO da Beckhauser.
Beckhauser