- mell280
02/01/2026 14h39
Moção Honrosa da Câmara, Cia Teatro do Nada celebra 22 anos com mostra de espetáculos no Teatro Café Pequeno
“Tudo do Nada” exalta o legado de um dos grupos precursores do teatro de improviso no Brasil e a primeira companhia profissional de Impro do Rio de Janeiro
A Cia Teatro do Nada comemora 22 anos de atividades com TUDO DO NADA, uma mostra de quatro espetáculos do repertório do grupo: “Improvisa Comigo Esta Noite”, “Dois é Bom”, “Segredos” e “Rio de Histórias”. A temporada acontece no Teatro Café Pequeno, no Leblon, de 09 de janeiro a 01 de fevereiro, sempre às sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 19h. Fundada em 2004, o Teatro do Nada foi um dos grupos precursores do teatro de improviso no Brasil e a primeira companhia profissional de Impro do Rio de Janeiro. Em agosto de 2025, a Cia recebeu a Moção Aplausos, entregue pela Câmara de Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro pelas mãos da vereadora Mônica Benício, Presidente da Comissão de Cultura, em reconhecimento à importância do grupo no cenário cultural carioca. Para celebrar esses 22 anos de trabalho contínuo de pesquisa, fomento, produção e ensino da linguagem da improvisação teatral, a Cia apresenta em TUDO DO NADA seus espetáculos mais longevos e consagrados, um recorte expressivo da sua trajetória artística.
Para Claudio Amado, um dos fundadores e diretores do grupo, essa é uma chance única de conhecer (ou rever) o trabalho da companhia e descobrir como o teatro de improvisação tem infinitas possibilidades dramatúrgicas e temáticas: “Vamos remontar os espetáculos mais importantes da trajetória do Nada. Dois é Bom (2006), por exemplo, foi o 1º espetáculo de improvisação estilo Long Form criado e apresentado no Brasil. Segredos (2010) é um clássico do grupo que fazemos há 16 anos, ganhou prêmios, fez turnês e já foi montado até em espanhol. Rio de Histórias (2016) foi o nosso primeiro formato totalmente autoral, e Improvisa Comigo esta Noite (2023) é o meu primeiro solo de improviso. Quem só conhece o Impro pelos jogos de improviso, mais famosos por causa da internet, tem muito que descobrir ainda...”, promete Claudio.
A Cia Teatro do Nada nasceu em 2004 no Rio de Janeiro, e desde então pesquisa e produz unicamente espetáculos de improvisação teatral, estilo conhecido mundialmente como IMPRO ou IMPROV. Possui sete espetáculos em seu repertório: Teatro do Nada (2004), Nada Contra (2006), Dois é Bom (2009), Improzap (2008), Impro Night (2009), Segredos (2010), Rio de Histórias (2016) e Improvisa Comigo Essa Noite (2023). No Brasil, participou dos festivais de teatro de Angra dos Reis (FITA), Festival de Teatro da Língua Portuguesa (FESTLIP) e do Inverno Cultural de São João Del Rey. No exterior, representou o Brasil em festivais internacionais de improvisação no Chile, Colômbia, Argentina e na Costa Rica.
Em TUDO DO NADA serão apresentados quatro espetáculos, um por semana, com 3 apresentações cada, na sexta, sábado e domingo. Em todos eles a criação dramatúrgica espontânea e coletiva, marca registrada do grupo, se faz presente em cena para discutir temas atuais, compartilhar histórias (reais ou inventadas), e, como sempre, convidando o público a participar criativamente da construção do espetáculo, seja dando sugestões ou compartilhando segredos ou relatos pessoais. Toda apresentação de um espetáculo de Impro jamais se repete igual, e somente quem estava ali presente, naquela noite, terá visto aquela performance única. Por isso, cada espetáculo pode ser visto várias vezes, pois cada apresentação terá novas sugestões, histórias e personagens.
“A mostra vem referendar o recebimento da moção, pela importância, qualidade e potência artística do grupo. É o reconhecimento público pela contribuição que o grupo traz para a cultura do Rio de Janeiro, sendo o primeiro e mais antigo grupo de improviso do Brasil. Já contribuíram muito na formação de artistas, na criação de outros grupos de improviso e principalmente por publicações, pesquisas e realizações de espetáculos voltados para o Teatro de Improviso”, diz André Garcia Alvez, produtor executivo da mostra.
SINOPSES:
IMPROVISA COMIGO ESTA NOITE – Dias 09, 10 e 11/01
Sinopse: Sozinho no palco, o ator Claudio Amado conta com a participação espontânea da plateia para criar cinco cenas inéditas e improvisadas a cada noite. Os espectadores, que se tornam coautores do espetáculo, têm a oportunidade de contribuir com a dramaturgia de diversas formas: seja cantando uma canção em conjunto, representando a voz de Deus, movimentando o corpo ou até mesmo utilizando a lanterna de seus celulares. Ganhou os prêmios de Melhor Espetáculo e Melhor Improvisador no 2º IMPRO GRAND PRIX e o prêmio de Melhor Direção de Monólogo no V FESTAR.
DOIS É BOM – Dias 16, 17 e 18/01
Sinopse: Primeiro espetáculo de improvisação estilo Long Form criado e apresentado no Brasil, estreou em 2009. A partir de uma única palavra sugerida pela plateia no início da sessão, Claudio Amado e Ana Paula Novellino desenvolvem os temas que serão usados ao longo da performance, que conta com 4 cenas distintas que se conectam na última narrativa. Todos os personagens, diálogos, situações, conflitos, relações, tudo é uma criação espontânea e contínua dos atores do início até o final. Da mesma forma, a trilha sonora e a iluminação também são confecções do momento. As canções, a cargo de Aldo Medeiros/Taiyo Omura, são compostas e tocadas pela primeira vez em cena, inspiradas nas situações que acabaram de acontecer.
SEGREDOS – Dias 23, 24 e 25/01
Sinopse: Espetáculo de estilo Long Form, Segredos é um formato original do grupo inspirado no formato Secrets do grupo Tongue & Groove, dos EUA, no qual os atores constroem cenas, monólogos e personagens a partir de segredos reais escritos pelo público antes de cada apresentação. Segredos como “Meu marido cozinha mal, mas eu sempre elogio.” ou “Encosto o ouvido na parede quando a vizinha briga com o marido.” ganham vida nos palcos se tornando argumento para a criação dos atores. Estreado em 2010, Segredos cumpriu temporadas em diversos teatros desde então, além de circular pelas Arenas Culturais com patrocínio da Prefeitura do RJ. Também integrou a programação do Sesi Cultural pelo estado do RJ.
RIO DE HISTÓRIAS – Dias 30, 31/01 e 01/02
Sinopse: Último espetáculo da Cia, estreado em 2016, ‘Rio de Histórias’ é um formato próprio do grupo tendo como tema central a cidade do Rio de Janeiro. Inspirados pelo universo carioca, os atores criam cenas, histórias e diálogos que só no Rio seriam possíveis. Um Long Form carioca que, ao falar de sua aldeia, se torna universal. O público participa gravando depoimentos em áudio sobre a cidade minutos antes da apresentação e o material é depois usado como inspiração para as histórias criadas em cena. Espetáculo ganhou os prêmios de Melhor Improvisador, Melhor Trilha Improvisada e Prêmio de Reconhecimento pelos 21 anos de Improviso, no 3º IMPRO GRAND PRIX (2025)
Ficha Técnica:
Elenco: Claudio Amado, Ana Paula Novellino, Lola Borges, Pedro Figueiredo, Ivan Fernandes, Éber Inácio, André Garcia Alvez, Pedro Garcia Alvez, Cacá Ottoni, Tuila Jost, Cecilia Vaz
Músicos: Aldo Medeiros, Taiyo Omura
Iluminação: Pedro Garcia Alvez
Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho
Produção executiva: André Garcia/Bigorna Cultural
Fotos: Thiago Facina
Programação Visual: Pedro Figueiredo
Arte do banner: Luca de Castro
SERVIÇO:
TUDO DO NADA – Mostra de Repertório da Cia Teatro do Nada
Local: Teatro Café Pequeno – Av. Ataulfo de Paiva, 269 – Leblon, Rio de Janeiro
Temporada: Dias 09, 10 e 11/01 – Improvisa Comigo esta Noite / Dias 16, 17 e 18/01 – Dois é Bom / Dias 23, 24 e 25/01 – Segredos / Dias 30, 31/01 e 01/02 – Rio de Histórias
Horários: Sextas e sábados, às 20h. Domingos, às 19h.
Ingressos: R$20 (meia-entrada) e R$40 (inteira), venda pelo site https://www.sympla.com.br/evento/tudo-do-nada/3259457
Classificação etária: 16 anos


