31/12/2025 10h23
Região de Dourados registra 4.331 novas admissões no mercado de trabalho em novembro
Setor de serviços lidera contratações locais; modalidade temporária é porta de entrada para recolocação
O mercado de trabalho na região de Dourados registrou a abertura de 4.331 novas vagas de emprego com carteira assinada no mês de novembro. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, o período contabilizou o registro de 4.224 desligamentos.
O levantamento detalha que o setor de serviços apresentou o maior volume de contratações na região (1.704). Na sequência, figuram o comércio (1.143) e a indústria (829). Quanto ao perfil dos novos trabalhadores, a mão de obra masculina somou a maior parte das admissões (2.466), enquanto o ensino médio completo foi o nível de escolaridade predominante entre os novos contratados (2.952). A faixa etária com maior entrada no mercado foi a de 18 a 24 anos (1.296).
Indicadores Nacionais
No cenário nacional, o mercado de trabalho somou 1.979.902 admissões em novembro. No acumulado do ano, de janeiro a novembro de 2025, o país registra um total de 25.055.514 contratações. Os setores que mais impulsionaram a abertura de postos no Brasil durante o mês foram o Comércio e os Serviços.
Vagas Temporárias
A modalidade de trabalho temporário registrou 101.009 contratações no país em novembro. No Mato Grosso do Sul, as admissões temporárias somaram 39 registros no mês.
Esta modalidade tem se consolidado como uma porta de entrada para profissionais que buscam o primeiro emprego ou a recolocação no mercado durante períodos sazonais. Segundo Cassila Castro, gerente da Employer Recursos Humanos em Dourados, a movimentação indica um cenário de oportunidades estratégicas.
"O registro das novas admissões e a movimentação das vagas temporárias reforçam o dinamismo local. O trabalho temporário é uma importante porta de entrada para o mercado e, com a projeção de 20% de efetivações para o próximo ano, torna-se um caminho estratégico para quem busca a estabilidade do contrato efetivo", afirma Castro.
Municípios da região
Fazem parte da regional as cidades de: Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados (polo), Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Maracaju, Rio Brilhante e Vicentina.
Direitos do Trabalhador Temporário
Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13° salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.
Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.
Sobre a Employer Recursos Humanos
Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer é uma agência de trabalho temporário e especialista em tecnologias para Recursos Humanos, com soluções web como folha de pagamento online, ponto eletrônico e sistema de holerite online. Com mais de 40 filiais distribuídas estrategicamente pelo Brasil, a Employer tem em seu portfólio grandes e importantes companhias nacionais e internacionais, que buscam soluções eficientes, capazes de simplificar as rotinas do RH.



