30/12/2025 11h44
Adriane escolhe ex-secretário para assumir Saúde em 2026
Marcelo Vilela é urologista e diretor da Famed/UFMS; ele retorna à Sesau após 4 meses de gestão por comitê
Por Mylena Fraiha
Após quatro meses sem um nome à frente da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a prefeita Adriane Lopes (PP) anunciou nesta terça-feira (30), por meio das redes sociais, Marcelo Vilela como novo secretário de Saúde de Campo Grande.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
LEIA AQUI
Ele assume o cargo deixado por Rosana Leite, exonerada no início de setembro, quando a pasta passou a ser administrada provisoriamente por um Comitê Gestor. A nomeação ainda será oficializada no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).
LEIA TAMBÉM
Adriane promete anunciar titular da Sesau em janeiro
Prefeitura define competências de comitê que assume gestão da Saúde
No vídeo publicado, Adriane afirmou que fez o convite e que Vilela aceitou assumir a função. A prefeita destacou a confiança no perfil técnico do novo secretário. “Ele assume a pasta com a missão de fortalecer a gestão e qualificar ainda mais os serviços prestados à população. A saúde é prioridade, e seguimos trabalhando com responsabilidade, planejamento e foco em resultados para Campo Grande”, escreveu a prefeita em publicação no Instagram.
Com perfil mais “técnico”, Marcelo é urologista e já foi secretário municipal de Saúde de Campo Grande entre janeiro de 2017 e março de 2019, na gestão do então prefeito e atual vereador da Capital, Marcos Trad (PDT).
À época, também deixou a pasta a secretária-adjunta Andressa de Lucca Bento, em decisão tomada em conjunto com o prefeito. Na ocasião, Vilela publicou mensagem de despedida nas redes sociais: “Valeu SesauCG! Fiz amigos, aprendi muito e Deus é dono do tempo... Obrigado”.
Atualmente, ele é diretor da Faculdade de Medicina da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e professor associado da instituição, atuando nas áreas de perícias médicas e urologia. Também coordena disciplinas nos cursos de Medicina e exerce a função de urologista no Hospital de Câncer Alfredo Abrão e no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.
Cobranças - A definição do novo secretário ocorre após um período de gestão provisória que gerou desgaste político. A criação do Comitê Gestor da Saúde por decreto da prefeita Adriane Lopes abriu uma "pequena crise" entre o Executivo e o Legislativo municipal.
Em setembro, logo após a criação do comitê, vereadores questionaram a legalidade da medida, apontaram falhas de técnica legislativa e cobraram o envio de um projeto de lei para dar respaldo jurídico ao colegiado, com ameaças de judicialização caso o decreto não fosse revogado.
Duas semanas após a criação do comitê, Adriane afirmou publicamente que já havia escolhido um nome para comandar a Sesau, mas que ainda não era o momento para a posse. Segundo ela, a data para a nomeação era para janeiro, entretanto, acabou o anúncio foi antecipado para hoje.
O Comitê Gestor da Saúde é formado por seis membros e coordenado por Ivoni Kanaan Nabhan Pelegrinelli. O grupo tem caráter provisório de seis meses, com possibilidade de prorrogação, e ficou responsável pelo planejamento, reestruturação e execução das ações da secretaria. No próximo dia 5 de janeiro, o comitê completa quatro meses à frente da saúde municipal.
Rosana Leite, que estava no comando da Sesau desde fevereiro de 2024, não deixou a administração municipal. Após a exoneração, ela foi designada para atuar como assessora executiva na Secretaria Especial da Casa Civil.



