16/12/2025 14h19
FGV encerra hoje o ciclo anual dos Diálogos Amazônicos com o balanço das edições de 2025 e perspectivas estratégicas para 2026
Especialistas debatem, nesta noite, a partir das 19h, desafios e oportunidades que colocarão a Amazônia no centro das decisões econômicas do próximo ano.
O próximo webinar da série Diálogos Amazônicos, promovido pela Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP) da Fundação Getulio Vargas, com apoio do CIEAM (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), ocorrerá hoje, 15 de dezembro, às 19h00, reunindo especialistas para uma reflexão sobre os caminhos do desenvolvimento socioeconômico sustentável da Amazônia Brasileira.
Os executivos farão um balanço das atividades do ano e vão discutir tendências estruturais para 2026, apontado como um período decisivo para a economia nacional e para os setores produtivos que impulsionam o desenvolvimento regional. Será um debate qualificado sobre os caminhos para a economia verde e o papel da Amazônia em 2026 no canal da FGV EESP.
Essa iniciativa reafirma o compromisso da instituição com a construção de soluções baseadas em evidências e no diálogo entre governo, empresas, academia e comunidades locais. A edição de encerramento pretende consolidar os aprendizados gerados ao longo do ano e fortalecer agendas voltadas à bioeconomia, inovação, infraestrutura sustentável e políticas que promovam crescimento econômico aliado à conservação ambiental.
Convidados especiais:
- Luiz Augusto Barreto Rocha – Presidente do Conselho Superior do CIEAM e Sócio Fundador da Bicho de Seda.
- José Jorge do Nascimento Junior – Presidente da Eletros - Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos.
Moderação:
- Márcio Holland – Coordenador da Pós-Graduação Master da FGV EESP e Colunista do Broadcast/Agência Estado.
O Diálogos Amazônicos é uma plataforma digital que promove discussões aprofundadas sobre temas essenciais para o futuro da Amazônia, reunindo especialistas, líderes e representantes da sociedade civil para debater soluções inovadoras e sustentáveis. O evento é patrocinado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
SERVIÇO
Data: 15 de dezembro (segunda-feira)
Horário: 19h00 às 20h00
Transmissão: Canal no YouTube da FGV EESP
Para mais informações, acesse: https://evento.fgv.br/dialogosamazonicos2909-621821/
Sobre o Diálogos Amazônicos
A série “Diálogos Amazônicos” tem o patrocínio do CIEAM (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), Bic da Amazônia; Coimpa; Honda; Copag; Mondial; UCB da Amazônia; Visteon; Sinaees; Águas de Manaus; Super Terminais; Midea Carrier; Abraciclo; Simmmem; Impressora Amazonense; Fieam; Caloi; Tutiplast Indústria; Recorfama Indústria; GBR Componentes; Embalagem Placibras; Atem; Vinci; Bemol e Fundação Rede Amazônica.
Sobre o CIEAM
O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) é uma entidade empresarial com personalidade jurídica, ligada ao setor industrial, que tem por objetivo atuar de maneira técnica e política em defesa de seus associados e dos princípios da economia baseada na Zona Franca de Manaus (ZFM). Implementada pelo governo federal em 1967, com o objetivo de viabilizar uma base econômica no Amazonas e promover melhor integração produtiva e social entre todas as regiões do Brasil, a Zona Franca de Manaus é um modelo de desenvolvimento regional bem-sucedido que devolve aos cofres públicos mais da metade da riqueza que produz. Atualmente, são 600 empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM). O estado do Amazonas tem 546 mil empregos, dos quais 130 mil são diretos do PIM e garantem a preservação de 97% da cobertura florestal do Amazonas. Encerrou 2024 com um faturamento de R$ 204 bilhões.




