- mell280
11/12/2025 11h50
Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de flores e plantas ornamentais
Impulsionados pelas festas de Natal e Réveillon, produtores e comerciantes do Ceaflor comemoram com otimismo os resultados iniciais da temporada. O destaque vai para as flores vermelhas e brancas, além da grande variedade de objetos para decoração, que ganham espaço nas composições temáticas deste período.
O período de festas de fim de ano, que compreende Natal e Réveillon, representa cerca de 9% do faturamento anual do setor de flores e plantas ornamentais, segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (IBRAFLOR). Tradicionalmente, essa é uma das épocas mais movimentadas para produtores e comerciantes, impulsionada pela forte demanda das variedades que simbolizam ambas as celebrações.
No Natal, de tuias, poinsétias, kalanchoes, antúrios e gérberas, todas em tons de vermelho, lideram as preferências nas composições das guirlandas e dos arranjos de mesa, mescladas com fitas verdes, vermelhas, douradas e prateadas e elementos secos, como pinhas, cones e frutas desidratadas nas composições. Já no Ano Novo, o destaque fica por conta das flores de cor branca, tanto as flores envasadas como as flores em maços (flores de corte), que ganham protagonismo nas festas Brasil afora, geralmente combinadas com acessórios, como luz.

No Ceaflor, maior mercado de flores, plantas e acessórios para decoração e paisagismo do país, localizado em Jaguariúna (SP), o clima neste período que antecede Natal e Reveillon é de otimismo. As vendas nesta época crescem, em média, entre 30%, reforçando a importância da temporada para o setor.
Entre os produtores dedicados às duas datas, o sentimento é igualmente positivo. Cleide Maria de Souza, da VCFlores, especializada em gipsofila ou mosquitinho, relata que, apesar da escassez de mão de obra ter limitado o plantio, as vendas já avançaram 30% desde o início do mês e devem seguir em alta, sobretudo porque a gipsofila é essencial na composição dos arranjos de mesa para ambas as datas, aos quais dá mais volume e traz mais beleza.
O otimismo também é compartilhado por Vanderlei Ferreira da Costa, da Vanderlei Flores, que ampliou em 25% sua produção de alstroemérias brancas para o fim do ano e espera fechar 2025 com incremento de 30% nas vendas. Para ele, o sucesso está diretamente ligado à procura por flores brancas, que são produtos carro-chefe das decorações de Réveillon. “Estou otimista com a alta procura das flores brancas e ainda mais porque as alstroemérias são sempre as queridinhas dos decoradores”, afirma.

Bastante impressionado com o aumento nas vendas que chegou a 80% este mês, Felipe Rodrigues Fernandes, da Felipe Flores e Folhagens, produtor de hortênsias brancas, conta que aumentou a produção nos seus três sítios porque novembro, dezembro e janeiro são o melhores meses para esta flor que representa amor, paz e renovação.
“Estamos mesmo muito otimistas neste dezembro. Com a força das tradições e o apelo das cores simbólicas, o setor de flores e plantas ornamentais está pronto para encerrar 2025 em ritmo acelerado, reforçando sua relevância nas celebrações e na criação de ambientes festivos”, conclui o presidente do Ceaflor, Antônio Carlos Rodrigues.
![]() Poinsétia ou Bico de Papagaio é famosa nas decorações de Natal Divulgação |



