06/12/2025 09h17
Escola Maurícia Paré Gomes se destaca como referência na aplicação da filosofia Imaginal em Maracaju
Da redação
O trabalho da diretora Selma Ribeiro de Oliveira e de sua equipe à frente da Escola Municipal Professora Maurícia Paré Gomes tem se destacado como uma vitrine do impacto positivo da filosofia Imaginal, desenvolvida por Thomas Rudmik e aplicada integralmente ao longo do ano letivo. A abordagem ganhou ainda mais força no município após a aprovação do projeto de lei “Aprendizagem Imaginal: Educar para o Futuro”, de autoria do vereador Catito, que reforça e legitima essa visão inovadora dentro da rede municipal de ensino.
Reconhecida por estimular a aprendizagem profunda, a filosofia Imaginal orienta práticas pedagógicas baseadas em propósito, curiosidade, imaginação, autoconsciência e protagonismo estudantil. Na Maurícia Paré Gomes, esses princípios têm se materializado em atividades e vivências que estimulam os alunos a assumir papel ativo no próprio processo de aprendizagem.
O comprometimento da gestão e dos educadores tem sido fundamental para consolidar esse avanço. Professoras como Dinesmares, Tatiane, Karina, Gésica, Monique, Camila, Welem e Belém, entre outros colaboradores, atuam de forma integrada para promover experiências que desenvolvem tanto competências socioemocionais quanto cognitivas. Esse conjunto de ações fortalece a autonomia, amplia a criatividade e contribui para um ambiente escolar mais acolhedor e significativo.
O resultado é uma comunidade educativa vibrante, onde cada estudante é encorajado a descobrir seu potencial, exercitar a imaginação e protagonizar sua trajetória. Sob a liderança da diretora Selma, a Escola Maurícia Paré Gomes se consolida como um espaço que não apenas ensina, mas inspira — refletindo na prática o melhor da filosofia Imaginal e contribuindo para a construção de uma educação que prepara o futuro de Maracaju.

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