PUBLICIDADE

Chapadão do Sul recebe certificado de Sustentabilidade em premiação nacional que reconhece boas práticas de gestão pública


PUBLICIDADE
  • mell280

03/12/2025 10h40

Chapadão do Sul recebe certificado de Sustentabilidade em premiação nacional que reconhece boas práticas de gestão pública

Autor:Thiago Silva


 O município de Chapadão do Sul foi contemplado com o certificado de Sustentabilidade, concedido pelo Grupo Bandeirantes de Televisão em parceria com o Instituto Aquila, por meio da premiação Band Cidades Excelentes. A iniciativa reconhece e incentiva boas práticas de gestão pública em todo o país, valorizando administrações que transformam desafios em resultados concretos para a população.

A entrega oficial do prêmio no Mato Grosso do Sul foi realizada na manhã desta terça-feira (02/12), durante a programação local da TV Guanandi, no programa Bora MS. O vice-prefeito Defensor Ernany, representando o prefeito Walter Schlatter, recebeu a honraria e destacou a importância do reconhecimento para o município.

“Chapadão do Sul é uma das cidades que mais cresce em MS, com cerca de 11,66%. E esse crescimento precisa estar alinhado a um desenvolvimento sustentável, baseado em três eixos: Economia progressiva, inclusão social forte e proteção ao meio ambiente. Nós desenvolvemos neste ano de 2025 uma série de medidas sustentáveis como energia renovável, bacias de contenções, macrodrenagem em nosso município, dentre outras ações. Tudo para favorecer o bem estar da população de Chapadão do Sul”, afirmou o vice-prefeito durante o programa.

Defensor Ernany também parabenizou e agradeceu aos envolvidos, dizendo:

[...] “Parabenizamos ao Grupo Bandeirantes de Televisão, em parceria com o Instituto Aquila por essa iniciativa tão importante em promover essa premiação para os municípios. E no mais agradecer a todos os envolvidos. Esse prêmio vai para todos que estiveram presentes e participaram deste progresso em Chapadão do Sul”

O prêmio Band Cidades Excelentes avalia os municípios em seis pilares fundamentais: Governança, Educação, Saúde, Infraestrutura e Mobilidade, Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico. O pilar de Sustentabilidade, no qual Chapadão do Sul foi premiado, considera políticas ambientais e o desenvolvimento urbano responsável, reconhecendo cidades que demonstram compromisso com a preservação do meio ambiente e a construção de uma cidade viável a longo prazo.

A avaliação é baseada no IGMA – Índice de Gestão Municipal Aquila, uma plataforma desenvolvida pelo Instituto Aquila que utiliza inteligência artificial para consolidar 71 indicadores a partir de fontes públicas. Na Etapa Estadual, são premiados os melhores desempenhos em cada pilar e no IGMA, considerando categorias populacionais.

Chapadão do Sul competiu na categoria de 30 a 100 mil habitantes e se destacou no pilar Sustentabilidade, garantindo vaga para a Etapa Nacional, que será realizada em Brasília e reunirá gestores públicos de todo o Brasil. Na fase nacional, os municípios concorrem novamente nos mesmos pilares, mas em categorias populacionais ajustadas, o que amplia ainda mais o mérito da conquista local.





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE