PUBLICIDADE

Palestrantes do 2º Fórum Capital Humano trazem olhares diversos sobre liderança e atração de talentos


PUBLICIDADE

12/11/2025 15h41

Palestrantes do 2º Fórum Capital Humano trazem olhares diversos sobre liderança e atração de talentos

Flavia Melo


Múltiplas vozes e diversas perspectivas apontadas para uma mesma direção: como valorizar pessoas nas organizações em um ambiente em constante transformação. Os palestrantes do 2º Fórum Capital Humano, promovido pelo Sesi e Sistema Fiems, trouxeram reflexões sobre a melhoria da qualidade nas relações entre pessoas e empresas, com foco nos ganhos em produtividade e no aumento do engajamento dos colaboradores.

O evento desta quarta-feira (12/11) reuniu, no Edifício Casa da Indústria, lideranças na área de gestão de pessoas para discutir as últimas tendências e inovações na gestão de pessoas. A programação do fórum contou com palestras de especialistas nacionais em desenvolvimento organizacional.

"As trocas são extremamente ricas, são cases diferentes, setores diferentes, de empresas diferentes. Com certeza o que está sendo discutindo aqui vai reverberar nas organizações, e a gente vai conseguir rever nossas estratégias e contribuir para o ganho de produtividade das empresas", resumiu a gerente de saúde e bem-estar, diversidade e cidadania corporativa da Adecoagro, Franciene da Silva, uma das palestrantes do evento.

Carol Nucci: Humanização é a base da confiança

A cofundadora e CMO da @Conectas, Carol Nucci, discutiu o elo entre humanização, confiança e crescimento sustentável das organizações. Para a palestrante, humanização não tem a ver com ser "bonzinho", mas sim, com confiança genuína entre pessoas e entre organizações.

"Como a gente vai crescer sem confiança? Como vou querer continuar numa organização em que eu não confio, ou comprar produto de quem não confio? Para mim, a humanização é a base da confiança. A confiança é o que sustenta um negócio. Você pode até crescer na pressão, na agressividade, pode crescer por um momento, mas não tem como a performance que machuca se sustentar por muito tempo. Que a gente trabalhe um olhar muito mais confiável e confiante para crescer com esse olhar mais humano", afirmou Carol.

Arauco: respeito ao próximo faz a diferença

Atualmente em fase de implantação no município de Inocência, a multinacional Arauco está gerando milhares de oportunidades de trabalho no ramo da celulose. Recrutar e atrair talentos para o Projeto Sucuriú tem sido desafiador para a companhia chilena, diante de um cenário de pleno emprego e crescimento econômico acelerado em Mato Grosso do Sul.

Segundo a diretora de Gestão de Pessoas da Arauco, Valéria Ribeiro, o desafio é ao mesmo tempo gigante e gratificante, em razão dos valores da empresa, que são pautados pelo acolhimento dos colaboradores e respeito ao próximo.

"Temos um ambiente extremamente saudável, onde as pessoas são acolhidas, têm a oportunidade de realizar seu sonho e, acima de tudo, contribuir para a formação delas enquanto cidadãs. É um desafio, mas sabemos que vamos enfrentar esse desafio com muito êxito. Quando você respeita o ser humano, sem sombra de dúvida, isso vai fazer uma diferença gigantesca no nosso projeto", disse Valéria.

Eldorado Brasil: empresas devem investir em acolhimento de profissionais

Elcio Trajano Júnior, diretor de RH, Sustentabilidade e Comunicação da Eldorado Brasil, avalia que as empresas têm encarado o desafio de atrair e desenvolver pessoas em um ambiente de pleno emprego e atração de novos investimentos no setor industrial.

"As empresas estão investindo muito em educação, em processos de acolhimento dos profissionais, em contratação mais rápida, utilizando tecnologia para acelerar o processo de carreira das pessoas. Mas tudo se torna desafiador quando se está numa região que está crescendo muito fortemente, como Mato Grosso do Sul, com oportunidades em diversas empresas e lugares. Isso se torna desafiador para as organizações atraírem e manterem profissionais nas companhias", afirmou.

Salibi Neto: preparando a liderança em um mundo dirigido pela tecnologia

José Salibi Neto é uma das maiores autoridades em Management do Brasil e uma referência global no tema, e também cofundador da HSM, empresa líder em educação executiva. Em sua palestra, Salibi fez uma provocação sobre como os líderes de hoje em dia estão preparados para liderar em um mundo dirigido pela tecnologia, uma vez que o modelo de liderança atual foi forjado em um mundo que já não existe mais.

"Em inglês, existe uma expressão que diz: 'content is king, and context is kingdom', o conteúdo é o rei e o contexto é o reino. Conteúdo é tudo o que você aprendeu, absorveu, trouxe através dos anos, erros e acertos. Só que a gente vive no mundo de um contexto tão dinâmico, tão grande, com coisas que a gente nunca ouviu falar. Esse contexto só aumenta em novos conhecimentos. Como é que você vai liderar uma empresa dentro disso?", questionou o palestrante.





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE