- mell280
12/11/2025 12h08
Fórum Capital Humano debate estratégias para atrair e reter talentos nas organizações
Como atrair e reter talentos nas organizações em um cenário desafiador no mercado de trabalho, com baixos níveis de desemprego e economia aquecida? Essa é uma das questões que norteia os debates do 2º Fórum Fiems Capital Humano 2025, promovido pelo Sesi e Sistema Fiems. O evento desta quarta-feira (12/10) reúne lideranças na área de gestão de pessoas para discutir as últimas tendências e inovações na gestão de pessoas.
A indústria sul-mato-grossense atravessa um momento econômico positivo, com bilhões de reais investidos nos últimos anos em diversos segmentos. Isso tem gerado reflexos no mercado de trabalho: estima-se que existam 30 mil vagas abertas nas indústrias do Estado. No entanto, muitas empresas encontram dificuldade de preencher esses postos de trabalho ou reter talentos.
Segundo o vice-presidente da Fiems, Crosara Júnior, esse tema tem sido discutido profundamente pela entidade em conjunto com as indústrias.
"O presidente Sérgio Longen tem empreendido um esforço muito grande nessa discussão da mão de obra. A Fiems vem trabalhando, através do Sesi, do Senai e do IEL, na implementação dessas grandes indústrias que vieram para o estado. Esse fórum representa uma etapa dessa implementação, que é o treinamento desses colaboradores das indústrias”, disse Crosara Júnior.
Entre as ações da Fiems para auxiliar as empresas, estão o Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF) e o centro de saúde e segurança no trabalho, com diversos produtos e serviços para as indústrias. Há ainda o programa de ESG, com corte transversal e que traze resultados práticos para as empresas.
Evento conta com palestrantes renomados
A programação do fórum conta com palestras de especialistas nacionais em desenvolvimento organizacional, e os debates devem girar em torno dos eixos temáticos: RH Estratégico, Gamificação, Liderança, Retenção de Talentos e Cultura de Aprendizagem.
Serão apresentados casos de sucesso das seguintes organizações: Arauco, Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, Aegea, LHG Mining, Adecoagro, Grupo Pereira e Eldorado Brasil.
Além disso, gestores terão acesso gratuito ao autodiagnóstico do Capital Humano, realizado pelo Sesi, com diagnóstico da empresa e análise dos resultados.


