PUBLICIDADE

Cine Café exibe filme de Stanley Kubrik no MIS no dia 6 com entrada franca


PUBLICIDADE

03/11/2025 08h16

Cine Café exibe filme de Stanley Kubrik no MIS no dia 6 com entrada franca

Texto: Karina Lima


 O Cine Café exibe no Museu da Imagem e do Som na quinta-feira (06 de novembro) o filme “2001: Uma Odisséia no Espaço” (1968), dirigido por Stanley Kubrik. O projeto é realizado no Museu da Imagem e do Som da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e começa às 19 horas. Haverá um debate após a exibição com Kezia Miranda e Lucas Mato Grosso. A entrada, como sempre, é franca.

O Cine Café é um coletivo de cinema que promove mostras, organiza eventos desde 2016 no MIS e em outros espaços. O Cine Café tem essa dinâmica itinerante de ocupar alguns espaços e exibir alguns filmes e fomentar a atividade cinematográfica independente em Mato Grosso do Sul e promover discussões. “O Museu da Imagem e do Som sempre foi nosso grande parceiro, que sempre nos valorizou a ter esse espaço democrático”, explica Kézia Miranda, diretora do Cine Café.www.tudodoms.com.br

Sinopse: Desde a “Aurora do Homem” (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.

Entre os temas presentes no filme estão a evolução humana, o existencialismo, a tecnologia, a inteligência artificial e a vida extraterrestre. Esteticamente, o filme é lembrado pelo seu realismo científico, pioneirismo  efeitos especiais, imagens ambíguas, próximas ao surrealismo. A sonoplastia foge das técnicas narrativas, com poucos diálogos e cenas longas com música, entre as quais destacam-se as músicas clássicas, compostas por nomes como Richard Strauss, Johan Strauss II, Aram Khachaturian e György Ligeti.koreoficial.com.br/

Apesar de ter sido recebido inicialmente de forma mista, 2001: Uma Odisseia no Espaço é atualmente considerado um dos melhores e mais influentes filmes já feitos. Foi indicado a quatro Oscars nas categorias de Melhor Diretor,, Melhor Roteiro Original (o filme foi indicado na categoria de roteiro original, apesar de ser adaptado do conto de Arthur C. Clarke), Melhor Direção de Arte e Melhores Efeitos Visuais, ganhando nesta última.

Serviço: A exibição de “2001: Uma Odisseia no Espaço” acontece na quinta-feira (06 de novembro), às 19 horas, com entrada franca. O projeto Cine Café sempre oferece um cafezinho, chá e leite com chocolate e bolachinhas para os cinéfilos que visitam o museu. Para degustar estas delícias, basta trazer sua canequinha. O MIS fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na avenida Fernando Correa da Costa, 559 Centro, no terceiro andar.

 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE