28/10/2025 09h35
Com Mulheres que Resolvem, Senai leva possibilidade de melhorar renda e realizar sonhos em Água Clara
Melhorar a renda, fazer uma reforma na casa ou apenas experimentar possibilidades nunca antes imaginadas. O programa “Mulheres que Resolvem”, promovido pelo Senai, em Água Clara, oferece cursos gratuitos, ampliando não só as possibilidades financeiras das moradoras, mas impulsionando sonhos e promovendo a quebra de barreiras profissionais.
Com a carreta personalizada estacionada no município, a expectativa é qualificar mais de 30 mulheres até o final do programa, iniciado em setembro. Promovido em parceria com a secretária municipal de Desenvolvimento, a iniciativa oferece cursos de consertos elétricos, hidráulicos, pintura, mecânica e alvenaria, ou seja, setores em que as funções geralmente são delegadas aos homens.
Para a coordenadora pedagógica do Senai, Carla Matias, o projeto pode abrir portas em diversos segmentos do mercado de trabalho, além de representar oportunidade para investir em pequenos negócios e até de aperfeiçoamento profissional com a continuidade dos estudos. “Oferecemos a chance de uma vida mais digna, com mais independência e protagonismo feminino em diferentes setores da sociedade”.
Além disso, o programa também inclui cursos relativos à inteligência emocional e criação de conteúdo para redes sociais, demonstrando que o aprendizado pode ser tanto técnico quanto psicológico.
O perfil das alunas é variado. Tem quem já tenha uma profissão, mas quer atuar em outras áreas. Tem quem está recalculando a rota. Cozinheira, Tânia Rodrigues Duarte, de 36 anos, ingressou nas aulas de elevação de alvenaria com um objetivo específico: erguer uma casa do zero, em um terreno que adquiriu.
“Quando fizemos a casa que moramos atualmente, eu já tinha ajudado o meu tio como servente. Agora, já tenho todo o alicerce da casa nova pronto. Eu fiz o curso para poder construí-la, além disso agora sou certificada”, destacou.
A casa vai abrigar Tânia, o marido e dois filhos, de 9 e 14 anos. Depois do teto, a prioridade será melhorar a renda da família. O plano é que o curso de mecânica, também oferecido pelo “Mulheres que Resolvem”, seja o primeiro passo para uma nova profissão. “É uma área que sempre tive vontade de atuar e nunca tinha tido a oportunidade de aprender”, relembra.
A princípio, o plano de Laura Ivanir Costa dos Santos, de 35 anos, é levantar o muro ao redor da casa onde vive com os três filhos, de 3, 9 e 11 anos. Mãe atípica, ela precisa priorizar o cuidado com a família, o que dificulta a geração de renda. “Com a formação, eu espero, primeiro, reduzir o custo com mão de obra nas melhorias que quero fazer em casa. Depois, com o curso de mecânica, a ideia é ampliar as possibilidades profissionais. Uma qualificação do Senai, pesa no currículo”.
Para Laura, oportunidades de aperfeiçoamento profissional são essenciais no município que, atualmente, recebe grandes indústrias da celulose e está crescendo rápido. “Seria bom se tivesse sempre. Os instrutores são ótimo e têm paciência para nos ensinar. Muitas alunas, como eu, já saíram do mercado de trabalho há muito tempo e querem voltar agora”. koreoficial.com.br/



