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Be8 e Mercedes-Benz criam a Rota Sustentável para avaliar descarbonização em frota numa jornada do Sul ao Norte rumo à COP 30


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23/10/2025 13h16

Be8 e Mercedes-Benz criam a Rota Sustentável para avaliar descarbonização em frota numa jornada do Sul ao Norte rumo à COP 30

Isabela Lago Miranda


Ao longo de aproximadamente 4.000 quilômetros, quatro veículos Mercedes-Benz — dois caminhões e dois ônibus – serão abastecidos com Diesel B15 e com o novo Be8 BeVant® com descarbonização auditada pelo Instituto Mauá de Tecnologia

Do Sul ao Norte do Brasil, quatro veículos Mercedes-Benz – dois caminhões Actros 2553 S 6x2 (motor OM471) e dois ônibus O500RSDD (motor OM460) – vão percorrer mais de 4.000 quilômetros começando na unidade da Be8 em Passo Fundo (RS), até chegar em Belém (PA), sede da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), no dia 5 de novembro.

 

 

O objetivo é apresentar, com transparência e rastreabilidade, a diferença nas emissões totais de gases de efeito estufa entre veículos abastecidos com Diesel B15 e Be8 BeVant®, com base na operação real durante a chamada Rota Sustentável COP30. O Instituto Mauá de Tecnologia, amplamente reconhecido no Brasil, ficará responsável por acompanhar e auditar o procedimento de cálculo e o método de ensaio do consumo dos veículos envolvidos na Rota Sustentável COP 30.

 

 

 

O projeto é uma iniciativa conjunta entre a Be8, maior produtora de biodiesel do país, e a Mercedes-Benz do Brasil. “A Rota Sustentável COP30 conecta inovação, ciência e sustentabilidade em um projeto inédito de alcance nacional”, celebrou Erasmo Carlos Battistella, Presidente da Be8.

“Esta caminhada é a materialização de um novo momento da mobilidade brasileira, mostrando ao mundo durante a COP 30 que o Brasil está preparado para ser protagonista da transição energética com soluções reais e acessíveis, com entrega imediata de descarbonização”, disse Battistella.

“Com esta ação, queremos demonstrar as vantagens ambientais de 100% de biocombustível em caminhões e ônibus, realizando essa experiência com modelos top de linha equipados com motores BlueTec 6 da nossa marca num percurso longo pelas estradas do País, do Sul ao Norte”, diz Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil.

Durante todo o trajeto, serão realizadas medições das emissões de gases de efeito estufa dos veículos indicando o desempenho do Be8 BeVant® com o Diesel B15. “O trabalho segue a metodologia internacional ‘do poço à roda’ (Well-to-Wheel), que avalia todo o ciclo de vida do combustível — da produção ao consumo — e será auditado pelo Instituto Mauá de Tecnologia, garantindo rigor científico aos resultados com validade internacional certificável”, explicou Camilo Adas, Diretor de Transição Energética e Relações Institucionais da Be8.

“A participação da Mauá como auditora técnica neste projeto é essencial para assegurar a credibilidade dos resultados obtidos em campo. Nosso papel é garantir que todas as medições e comparações entre o combustível Be8 BeVant e o diesel comum sejam conduzidas com rigor científico e total transparência”, disse Renato Romio, Chefe da Divisão de Veículos e Motores do Instituto Mauá e Tecnologia. “A Mauá possui um histórico sólido em pesquisa e ensaios de combustíveis, e atuar neste estudo reforça sua vocação de contribuir para o avanço tecnológico e a geração de conhecimento aplicado à eficiência energética e à inovação no setor de transportes”, completou

Passando por nove estados e o Distrito Federal – e paradas em 11 cidades – a Rota Sustentável tem a chegada em Santo Antonio do Tauá (PA), sede de uma das unidades da Be8, no dia 5 de novembro.

“Mais do que uma demonstração técnica, a Rota Sustentável COP 30 é um marco simbólico. Ela mostra que cada quilômetro percorrido com biocombustível nacional é um passo a menos rumo à dependência do diesel fóssil — e um passo enorme em direção ao protagonismo brasileiro na transição energética global”, completou Battistella.

 

Be8 BeVant®

O Be8 BeVant® tem potencial de reduzir até 99% das emissões do tanque à roda quando comparado ao diesel de origem fóssil. Com maior teor de éster, ele reduz até 50% as emissões de CO (monóxido de carbono), até 85% a emissão de materiais particulados e em até 90% de fumaça preta. A qualidade é comprovada com maior lubricidade considerando ULSD (Ultra Low Sulfur Diesel) máximo de 2 ppm, o teor de monoglicerídio é abaixo de 0,25%, a contaminação total residual fica abaixo de 2 ppm e apresenta 35% menos teor de água.

É indicado para atender as demandas dos setores de logística, de transportes coletivos e de cargas nos modais rodoviário, hidroviário, marítimo e ferroviário, assim como equipamentos para a produção de minérios.

 

Sobre a Mercedes-Benz

Presente no País há quase 70 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é uma das maiores fabricantes e exportadoras de caminhões e chassis de ônibus da América Latina e uma das líderes no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros. A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG). Com sua tecnologia de motores BlueTec 6, que reduz em 80% as emissões de Óxidos de Nitrogênio e 50% de Material Particulado, a Mercedes-Benz do Brasil é também precursora da tecnologia autônoma para caminhões em ambientes controlados. Pela descarbonização, a empresa defende a adoção de multissoluções a exemplo dos motores Euro VI e de seus modelos de chassis de ônibus elétricos o eO500U e o eO500UA.

Sobre a Be8

A Be8 é uma empresa líder em produção de biodiesel, com a produção de mais de 900 milhões de litros do biocombustível, com foco global em energias renováveis para implementar novas matrizes energéticas por meio de um ecossistema circular de inovação. Com foco em uma produção que garante um futuro com recursos naturais, a empresa faz entregas sustentáveis para as pessoas, os negócios e o planeta.

A Companhia é integrante da holding ECB Group e foi fundada em 2005. A sede da Companhia fica em Passo Fundo (RS) e contamos com escritórios administrativos em São Paulo (SP), em Cuiabá (MT), em Genebra, na Suíça e em Dubai (Emirados Árabes Unidos), responsáveis por comercializar a nossa produção de Passo Fundo (RS), Marialva (PR), Nova Marilândia (MT), Floriano (PI), Santo Antônio do Tauá (PA), La Paloma (Paraguai) e Domdidier (Suíça).

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia – IMT

O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) é uma instituição privada com mais de 60 anos e que atua com espírito público, comprometida com a excelência em pesquisa, ensino e extensão, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil. Com campi em São Caetano do Sul e São Paulo, oferece 16 cursos de graduação em três áreas do conhecimento, apoiados por mais de 100 laboratórios de alta tecnologia. Na pós-graduação, capacita profissionais em engenharia, tecnologia e gestão, utilizando a mesma infraestrutura avançada.

Ao lado da extensão (desde 2021, quando ela se tornou obrigatória), a interação com o mercado e a indústria, por meio de pesquisas e prestação de serviços, contribui para a formação profissional de cerca de 3.000 alunos de graduação e pós-graduação. Seu corpo docente é composto por 65% de doutores e 35% de mestres.

O IMT é reconhecido como a melhor instituição particular de Engenharia do Brasil e está entre as Top 5 entre todas as instituições de Engenharia do País, em avaliações nacionais realizadas pelo ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e CPC (Conceito Preliminar de Curso).

 

 


 

 





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