PUBLICIDADE

Povos originários são tema de I workshop de música, poesia e patrimônio imaterial na UFMS


PUBLICIDADE

23/10/2025 12h54

Povos originários são tema de I workshop de música, poesia e patrimônio imaterial na UFMS

Ana Palma


Com parceria da UNESCO, o evento reúne vozes da literatura e da música sul-mato-grossense em uma imersão cultural que celebra a identidade do Estado

 

 

Neste sábado, 25 de outubro, às 10h, o Anfiteatro Luis Felipe Oliveira da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) recebe o I Workshop Música, Poesia e Patrimônio Imaterial. O encontro será uma imersão sobre literatura, música e diversidade cultural, com destaque para as expressões em língua guarani e as conexões entre o Mato Grosso do Sul e o cenário internacional.

 

 

A escritora e embaixadora da paz Delasnieve Daspet é uma das participantes e falará sobre sua produção literária mais recente, que valoriza as línguas indígenas e o diálogo entre culturas. “A minha poesia é uma forma de levar o Mato Grosso do Sul para o mundo. Tenho trabalhado com textos em português e guarani, que contam a nossa história e os nossos causos literários, levando nossa voz para outros países”, explica.

 

 

Delasnieve também fará apresentação de seu novo livro, Ñe’engatu – O Conversador, escrito em guarani. “É uma forma de expressar a alma indígena através da palavra. O guarani é uma das três línguas oficiais do Mercosul, e pretendo lançar esse livro em vários países da América. É literatura que nasce aqui, mas fala com o mundo”, afirma.

 

 

Para ela, música e poesia caminham lado a lado. “A música geralmente tem uma poesia no seu recôndito, e a partir dela são criadas novas versões poéticas: a cantada e a musicada”, descreve. Segundo Delasnieve, o evento representa uma iniciativa inédita. “Este é o primeiro encontro que une poesia, música, uma universidade e uma parceria direta com a UNESCO”, ressalta.

 

 

Reconhecida nacional e internacionalmente, Delasnieve Daspet construiu uma trajetória marcante na literatura e na promoção da cultura da paz. Advogada, poeta, escritora e ativista, é presidente e fundadora da Associação Internacional de Poetas e da Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul. Autora de 27 livros e traduzida para mais de oito idiomas, já recebeu diversas premiações em países como França e Brasil, incluindo a Medalha de Prata da Academia Francesa de Artes, Ciências e Letras. Em 2024, foi indicada ao Prêmio Nobel de Literatura pela Academia Internacional de Escritores Brasileiros, sediada na Flórida (EUA).

O workshop também contará com o professor e violonista Marcelo Fernandes, doutor em artes pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Programa de Extensão Escola de Música da UFMS; Evandro Dotto, bacharelado em música pelo Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro e especialização em educação musical com ênfase em música popular pela Universidade do Sul de Minas; a intérprete e professora Dra. Ana Lúcia Gaborim e o escritor e cantor Irwin Ferreira. Juntos, eles vão apresentar poesias e canções sobre temáticas dos povos originários e peças instrumentais com influência africana, explorando aspectos literários e composicionais da cultura brasileira.

O evento marca o início de uma série de workshops promovidos pelo Programa de Extensão Escola de Música da UFMS em parceria com o CAESE|CEAEDD (Centro de Altos Estudos em Sustentabilidade e Educação), instituição brasileira com sede na França que atua junto à UNESCO na promoção da educação, cultura e desenvolvimento sustentável.

A inscrição para participar do workshop pode ser feita diretamente no local do evento.

Serviço

Evento: I Workshop – Música, Poesia e Patrimônio Imaterial
Data: Sábado, 25 de outubro
Horário: 10h
Local: Anfiteatro Luis Felipe Oliveira – UFMS, Campo Grande (MS)
Inscrição: Gratuita, no local do evento
Realização: Programa de Extensão Escola de Música da UFMS e CAESE|CEAEDD

 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE